O que é uma Bacia Hidrográfica?

Postado por Matheus M. Sousa em 17 de maio, 2012 | Categorias : Drenagem Urbana

Uma das expressões técnicas mais usadas no blog “Cidade das Águas” é Bacia Hidrográfica. O post de hoje vai tentar explicar esta expressão.

Bacias hidrográficas são porções da superfície terrestre que drenam águas superficiais e subsuperficiais, delimitadas por divisores topográficos (ou divisores de águas).

Rio Piabas em azul e os limites de sua bacia hidrográfica em vermelho

O rio dentro da bacia hidrográfica funciona mais ou menos como a calha funciona para o telhado. Assim como a calha recolhe a água que chove sobre o telhado, um rio e seus afluentes recolhem toda a água que chove dentro dos limites de sua bacia hidrográfica exceto, claro, a água que infiltrou ou evaporou.

Chamamos os limites de uma bacia hidrográfica de divisores de águas.  Talvez você já tenha escutado alguém usar a expressão “esse será um divisor de águas” para ressaltar algum marco que separa a forma como as coisas são vistas antes e depois de um evento. Essa expressão existe porque na hidrologia usamos os divisores de água para separar os limites de uma bacia hidrográfica. A água que chove de um lado do divisor de água vai escorrer para um rio e a água que chove logo do outro lado do divisor de águas escorre para outro rio.

Quando estudamos a cheia de um rio não podemos olhar apenas para o rio em si, mas temos que observar toda a região que ele drena, ou seja, sua bacia hidrográfica. Isso porque toda a água de um rio tem sua origem na bacia hidrográfica e portanto as características de um rio quase sempre são explicadas pelas características de sua bacia hidrográfica.

Dessa maneira, bacias hidrográficas urbanas, mais impermeáveis, irão drenar mais água para seus rios; bacias hidrográficas com maior percentual de tratamento de esgotos deverão ter rios com melhor qualidade de água; e assim por diante…

Existe uma serie de características importantes das bacias hidrográficas que são usadas para descrever seu funcionamento como área de drenagem, tempo de concentração, coeficiente de infiltração, etc, que serão temas de próximos posts!

Abraços e Bom fim de semana!



Comentários

  • Albino Leão de Jesus Pereira

    9 de outubro de 2013

    Muito bom, parabens, está muito bem definido e também muito didático.

  • michelhy

    25 de novembro de 2012

    achei muito entereçante muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  • michelhy kathey reis de oliveira

    25 de novembro de 2012

    muito legal e importamte para fazer o trabalho

  • Carol

    18 de maio de 2012

    Muito bom o post! Muito didático. Parabéns!

  • Caroline

    18 de maio de 2012

    Muito bom o post! Simples e direto. Parabéns!

Comente: