em Drenagem Urbana, Inundações, Não categorizado, Políticas públicas

Foto de capa: http://grupoaterpa.com.br/

________________________________________________________________________________________________

Dentro do conjunto de obras para mitigação dos alagamentos da bacia do canal do mangue, já esta em construção o desvio do rio Joana. A ideia é que quando ocorra uma grande chuva a vazão excedente do rio Joana e do Rio Maracanã, que a atualmente não “caberia” dentro da calha passe a escoar por um túnel até a baía de Guanabara.

Trecho do túnel de desvio do rio Joana. Fonte: https://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4107951

Para isso o rio Maracanã terá um extravasor para o rio Joana através de uma galeria sob Rua Felipe Camarão, o trecho do rio Joana entre o final desse extravasor até a UERJ terá sua calha reforçada e desse ponto 2.400 metros de túnel e mais 700 metros de galeria levaram parte da vazão desses rios direto à Baía de Guanabara. O túnel tem uma seção com área aproximada de 48 m².

Traçado do túnel de desvio do rio Joana. fonte: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/prefeitura-do-rio-inaugura-maior-tunel-de-drenagem-do-brasil-25042019

Junto com os reservatórios que estão sendo construídos na bacia do canal do mangue essa obra pretende mitigar as cheias da bacia. O conjunto de intervenções tem dimensões tão grandes que mesmo sem uma analise mais metodológica das obras é difícil de acreditar que não ocorreram melhoras significativas nas cheias dessa região.

Abaixo o vídeo publicitário da obra, divulgado pela prefeitura.

 

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Jorge
    Responder

    Engenharia Brasileira sempre presente mas não comentada na Mídia.

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.