em Não categorizado, Recursos Hídricos

Dando continuidade ao post de segunda-feira (leia aqui) que falou sobre a XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural e sobre alguns trabalhos de pesquisa dos alunos do LHC (Laboratório de Hidráulica Computacional), vamos falar hoje sobre um trabalho muito interessante desenvolvido pela pesquisadora e aluna do curso de engenharia civil da UFRJ, Bruna Peres Battemarco.

O trabalho de título Proposição de medidas de requalificação para controle de cheias urbanas com apoio de modelação matemática. Estudo de Caso: Rio Marzenego, em Noale, Vêneto-Itália teve como objetivos: Realizar o diagnóstico atual da bacia do Rio Marzenego, localizada em Noale, cidade da província de Veneza, na Itália e fazer proposições de requalificação visando à redução dos impactos causados pelas cheias. Este trabalho contou com a orientação dos professores Marcelo Gomes Miguez e Aline Pires Veról e com a colaboração do Matheus Martins de Sousa, sócio da AquaFluxus.

A bacia do rio Marzenego, escolhida como estudo de caso, localiza-se em Noale, cidade da Província de Veneza, Itália e tem área de aproximadamente 50 km². Este estudo de caso faz parte do Projeto SERELAREFA já apresentado aqui no blog (leia aqui) e do qual a AquaFluxus participa como colaboradora em algumas pesquisas.

post_BB_local

Localização da região onde se encontra a bacia de estudo (Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ)

Esta bacia teve um aumento significativo das áreas atingidas por inundações e do risco hidráulico, provocado principalmente pelo crescimento urbano e por modificações no uso do solo.

post_BB

Mapas de 1800 e de 2010 mostrando o aumento da área urbanizada (Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ)

Para a análise da situação atual da bacia do rio Marzenego e proposição e avaliação de medidas para controle de cheias urbanas foi utilizado o MODCEL, modelo matemático que a AquaFluxus utiliza em quase todos os seus projetos e que já foi apresentado em outros posts. A divisão da bacia de estudo em células de escoamento está apresentada no mapa abaixo.

mapa

Divisão de células da Bacia do rio Marzenego (Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ)

 

As medidas propostas e avaliadas foram:

  • Afastamento dos Diques e Criação de Parques Fluviais;
  • Utilização de um trecho do rio próximo ao moinho Zorzi como reservatório;
  • Desvio do rio Marzenego;
  • Rebaixamento de cerca de 0,80m do piso dos Campos de Futebol, na Via Dei Tigli;
  • Criação de 13 reservatórios de lote;
  • Criação de reservatório de 2000 m² no terreno do Hospital P.F. Calvi;
  • Abertura de muro e Aumento da área de lago em propriedade privada.

Estas medidas seguem a linha da requalificação fluvial e drenagem urbana.

post_BB_parques

Parque Fluvial 1: Devolver ao ambiente fluvial algumas características naturais e aproximar a população e o rio. Parque Fluvial 2: conceitos de recreação familiar, com conotação de parque urbano. Parque Fluvial 3: foco na prática de esportes, com quadras, por exemplo. Neste caso, também se tem uma conotação mais urbana. Parque Fluvial 4: Moinho Zorzi como referência temática, com um “Museu” que reconte a história dos antigos moinhos da região (Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ)

Os resultados mostraram uma melhora significativa nos níveis d’água, principalmente na área de maior interesse, a cidade.

post_BB_resultados

Mapas de inundação da situação atual e do cenário de projeto (Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ)

 

Com a implantação do reservatório houve um amortecimento significativo das vazões de saída do Moinho Zorzi.

post_BB_hidrogramas

Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ

 

Mesmo com a abertura da ligação entre as Regiões 1 e 2 houve diminuição dos níveis de água no lago.

post_BB_resul

Fonte: Apresentação de Bruna Peres Battemarco para a JIC-2014/UFRJ

 

A autora fez as seguintes considerações finais:

As propostas desenvolvidas em nível de concepção de projeto e configuração preliminar têm por objetivo mostrar diferentes possibilidades de intervenção, tanto no rio como na rede de drenagem e na paisagem urbana, com finalidade de proporcionar melhorias no ambiente natural e no ambiente construído, enquanto atuando no controle de cheias;

O presente estudo, portanto, desempenha um papel ilustrativo de possibilidades mais sustentáveis de intervenção em problemas de cheias urbanas, integrando ações de requalificação fluvial e valorização da cidade.

Gostaríamos de agradecer e parabenizar a pesquisadora Bruna Peres Battemarco pelo excelente trabalho e pela disponibilidade em fornecer seu material.

________________

Fonte da imagem de capa: https://www.magicoveneto.it/

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.