em Não categorizado, Políticas públicas

Na ultima semana foi realizado na UFRJ a XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Nesse post vamos apresentar o trabalho  da estudante de arquitetura Isadora de Moura Tebaldi, desenvolvido no Laboratório de Hidráulica Computacional da Coppe/UFRJ (LHC-Coppe) e orientado pelo professor da Escola politécnica Marcelo Miguez e pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Aline Veról com a colaboração dos alunos Ianic Bigate e Osvaldo Rezende.

O estudo centra-se na busca por novas soluções de drenagem integradas ao espaço da cidade com o uso de paisagens multifuncionais. Conforme apresentado no post Paisagens Multifuncionais, essas são intervenções urbanísticas que preveem mais de um uso para o mesmo local, por exemplo, as bacias de detenção, que tem sua função na drenagem restrita ao períodos de cheias da bacia, possibilitando nas demais épocas a utilização desses espaços para práticas esportivas, de lazer e recreação infantil e melhoria da paisagem.

O estudo propõe, entre outras coisas, uma solução funcional para 2 praças que seriam usadas para amortecimento de cheias. As praças estudas estão localizadas na bacia do rio Joana, situada dentro da bacia do canal do Mangue nos bairros do Andaraí e Vila Isabel.

Localização da bacia do Canal do Mangue

 

Localização das praças. 

A praça no bairro do Andaraí seria localizada junto ao condomínio Tijolinho, entre as ruas Barão de Mesquita e Nossa Senhora de Lurdes e amorteceria cheias do rio Urubu, antes deste desaguar no rio Joana. A ideia no projeto da praça é garantir o seu uso não apenas como reservatório, mas também o uso recreativo em tempos secos.

Planta da Praça do Andaraí.

 

Vista da Praça do Andaraí.

 

Amortecimento da vazão de cheia do rio Urubu pela praça do Andaraí. 

A segunda proposta seria o uso da praça Barão de Drumond , localizada no bairro de Vila Isabel,  para amortecer as cheias drenadas pela galeria da Av. 28 de Setembro e permitir que essa funcione sem extravasar. Nessa praça a ideia também é garantir o seu uso não apenas como reservatório, mas também o uso recreativo em tempos secos.

 

Desenho em planta da nova configuração proposta para a praça Barão de Drumond.

Amortecimento da vazão de cheia do rio dos Cachorros pela praça Barão de Drumond

 

Preenchimento gradual da praça Barão de Drumond.

O trabalho foi apresentado na ultima quinta-feira, dia  9 de outubro, e faz parte de um esforço do LHC  de integrar às soluções de engenharia uma proposta urbanística . A arquiteta Isadora de Moura Tebaldi está de parabéns pelo trabalho!

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Maria Candida
    Responder

    Parabéns pelo trabalho.

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.