em Meio Ambiente, Não categorizado, Políticas públicas, Qualidade da Água

Para finalizar a série de textos sobre a XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, realizada pela UFRJ, vamos apresentar o trabalho do aluno de engenharia civil Antonio Krishnamurti. A pesquisa chamada de “Projeto de controle de inundações em Riohacha, Colômbia” está inserida no contexto de uma cooperação internacional, na qual a UFRJ participa como parceira da ONG colombiana CREACUA, em um concurso realizado pelo governo nacional.  Desenvolvida no Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE, esse estudo tem a orientação do professor Marcelo Gomes Miguez e colaboração dos pesquisadores e também sócios da AquaFluxus Osvaldo Rezende e Luiza Ribeiro.

Notícia sobre o projeto no jornal local

A cidade de Riohacha está localizada na costa do mar do Caribe e beira o delta do rio Rancheria, um dos rios mais importantes da Colômbia. Na cidade existem cinco lagoas que ocupam uma porcentagem considerável da área urbana e, juntamente com o Rio Rancheria, compõem o sistema hídrico local, direcionando as águas de chuva para o mar do caribe.

Porém, as lagoas da região, memoráveis por seu grande valor histórico e importância ecológica, se encontram imersas em severos problemas sociais e ambientais, como apresentado no post “Controle de inundações no Caribe Colombiano”. Suas águas apresentam evidente contaminação por esgotamento sanitário, além de haver uma acentuada ocupação desordenada ao seu redor. Riohacha apresenta um modelo de desenvolvimento desorganizado que, somado a recorrentes eventos de chuvas intensas, intensificam a degradação tanto em sua área urbana, como também em seu sistema natural (zonas verdes e lagoas).

Nesse contexto, o projeto de parceria tem como objetivo principal o estudo de inundações urbanas da cidade de Riohacha e a criação de um projeto de controle de inundações, apoiado em simulações matemáticas.

Estão sendo avaliadas algumas alternativas de intervenções para mitigar o problema. O autor desse estudo desenvolveu uma alternativa bastante interessante, que contempla conceitos surpreendentes de requalificação ambiental. Tais medidas foram elaboradas de modo a proporcionar, além de melhorias através da redução das inundações, evitar ao máximo a necessidade por manutenção do sistema de drenagem e integração com o planejamento de uso e ocupação do solo, permitindo sustentabilidade ao longo do tempo.

O cenário ambiental foi baseado em três importantes intervenções: a Revitalização das lagoas; a Implantação de um Caminho Verde, intercomunicando as lagoas; e os Parques inundáveis. De tal forma a evitar o extravasamento das lagoas durante chuvas com tempo de recorrência de 10 anos, além de garantir um fluxo de água entre as lagoas, através de um caminho verde, renovando suas águas e possibilitando que sejam usadas futuramente para atividades de lazer e turismo.

Os resultados podem ser observados de forma resumida nos cotagramas das lagoas e de uma região de planície, pontos críticos para o sistema.  Esses dados estão apresentados abaixo, onde há uma comparação entre o cenário atual, em vermelho, com o cenário ambiental, em azul.

De acordo com as palavras do autor, a conclusão do trabalho foi a seguinte:

“O projeto Ambiental se mostrou eficiente para evitar inundações na área urbana de Riohacha, principalmente nas regiões próximas ao caminho verde.

Além de agregar valor turístico, cultural e ambiental, tal cenário precisa de menos manutenção comparado a outras medidas mais tradicionais de controle de enchentes.

Porém, áreas que ainda pequenos alagamentos, indicam falta ou deficiência do sistema de microdrenagem, que pode ser tratado localmente.”

Gostaria de parabenizar e agradecer o Antonio pelo ótimo trabalho. Sucesso, rapaz!!!

Caso tenham interesse, segue o link para outro texto sobre a cidade de Riohacha: “Virgen de los Remedios, melhor que muitas estruturas de proteção”.

Os outros textos dessa série são:

Trabalho de Iniciação Científica da POLI/UFRJ fala sobre Parques Fluviais e Manejo Sustentável de Águas Pluviais 

Proposição de medidas de requalificação para controle de cheias urbanas, rio Marzenego, Noale, Vêneto-Itália – Iniciação Científica da POLI/UFRJ

Trabalho sobre Paisagens Multifuncionais na Semana de Iniciação Cientifica da POLI/UFRJ

Boa tarde e até a próxima!!!

Observações importantes:

O projeto citado neste post, com o nome original “ADAPTACION URBANA “VERDE” FRENTE A INUNDACIONES CON EL SOPORTE DE LA MODELACION MATEMATICA MODCEL”, promovido e coordenado pelo projeto da Fundação CREACUA  foi um dos três vencedores do Concurso “Primeira competição nacional da Colômbia para o reconhecimento e execução de projetos de redução de riscos através de medidas de adaptação à variabilidade e mudanças climáticas”, promovido pela Unidade nacional de Gestão de risco de Desastres (UNGDR). O projeto é financiado, principalmente, pela UNGRD, cofinanciado pela prefeitura de Riohacha e conta com a participação acadêmica da Universidade de La Guajira e apoio internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.