em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

Os desastres naturais estão presentes por todo o Mundo, não excluindo os países devido a sua riqueza, a educação da população ou a religião. Em um relatório da ONU de 2009, o Brasil foi considerado 6º país no ranking de ocorrências de desastres naturais. Possivelmente, nossa situação pode ser ainda pior, devido à intensidade de catástrofes ocorridas nos últimos quatro anos.

As ocorrências dos desastres são inevitáveis, porém as consequências podem ser mitigadas. Podemos interferir em aspectos que diminuam os danos associados a esses eventos. Como é o caso da incorporação do mapeamento das áreas de risco nos planos de expansão urbana e elaboração de projetos e planos de mitigação e contingência

Nesse contexto, conhecer o histórico de desastres no Brasil, suas causas, magnitude e efeitos é importante. Fizemos o levantamento de alguns dos eventos mais impactantes, e esses serão apresentados em uma série de posts.

Enchente em Porto Alegre em 1941

O ano de 1941 foi marcado por uma das maiores enchentes da cidade de Porto Alegre. As chuvas dos meses de abril e maio somaram 791mm e deixaram 70 mil pessoas sem energia elétrica e água potável. As cheias do Lago Guaíba alcançaram a cota de 4,75m, situação estimada para o tempo de recorrência de 370 anos. Partes da cidade ficaram de baixo d’água e o transporte foi garantido através de barcos. A principal causa para as enchentes nessa região são de fatores naturais e que podem ser intensificadas em anos de El niño.

A famosa enchente de abril de 1941 na região central de Porto Alegre. Essa enchente foi o argumento para a construção do infame Muro da Mauá no final dos anos 60 e início dos anos 70, separando de vez a população do lago.

 

 

Enchentes em Santa Catarina em 1855

O estado de Santa Catarina é um dos estados que mais sofre com problemas de enchentes e inundações no Brasil. No ano de 1855 é registrada uma das primeiras tragédias, onde em menos de 36h o rio Itajaí-Açu subiu a uma altura de mais ou menos 15 metros. Em carta, o alemão Bruno Otto Blumenau, fundador da colônia que se tornaria no futuro a cidade de Blumenau, descreveu a tragédia. Até hoje a cidade de Blumenau guarda em seus museus a história desse evento.

 Enchentes e Deslizamentos de terra em Caraguatatuba 1967

A Catástrofe, internacionalmente conhecida como o fenômeno HECATOMBE, que ocorreu na cidade de Caraguatatuba em março de 1967. Após vários dias de chuvas constantes, que acabaram enfraquecendo o solo e provocando o deslizamento de terras, centenas de casas foram soterradas e os rios ganharam fortes correntezas arrastando não somente casas, mas árvores, pontes, entre outros. Não se sabe exatamente quantas pessoas foram vítimas desse episódio, que destruiu a cidade. Estima-se cerca de 440 mortes, porém, segundo relatos de moradores, esse número pode ser o dobro ou o triplo. Muitos corpos jamais foram encontrados, principalmente aqueles  que foram arratados para o mar e jogados pelas ondas para pontos bem distantes.

O Município de Caraguatatuba fica no Litoral Norte do Estado de São Paulo. As enchentes e deslizamentos proporcionaram o isolamento da região, impossibilitando a entrada de ajuda de outra forma que não pelo ar e pelo mar.

O desastre de Caraguatatuba, para termos uma ideia, lembra o desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011, porém em menores proporções. O somatório da chuva dos dias do evento atingiu o valor de 810mm, sendo 420mm apenas em único dia. Houve uma avalanche de pedras, lamas e detritos, que destruía tudo por onde passavam. A topografia dos vales e direção dos escoamentos foram alteradas. Segundo informações encontradas sobre o evento, No bairro Rio do Ouro, gigantescas barreiras começaram a cair pela manhã, formando uma enorme represa que estourou algumas horas mais tarde, desaparecendo com o bairro e provocando o deslocamento da ponte principal do rio Santo Antonio.”

 

Imagem da destruição – Caraguatatuba 1967

 

População em busca de ajuda – Caraguatatuba 1967

Em seguida, serão apresentadas outras enchentes e inundações que fazem parte da história dos desastres naturais no Brasil. São elas:

Enchentes em Minas Gerais e Espírito Santo em 1979

Enchentes em Santa Catarina em 2008

Inundações e Deslizamentos de Terra no Rio de Janeiro e São Paulo 2010

Enchentes em Alagoas e Pernambuco em 2010

Enchentes no Norte e Nordeste do Brasil em 2009

Desastres naturais no Rio de Janeiro, em abril de 2010

Enchentes e deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011

Enchentes em Santa Catarina em 2011

Enxurradas em Xerém, janeiro de 2013

Enchentes no Sudeste do Brasil em 2013 (Minas e Espírito Santo)

 

Mais informações sobre o tema em:

Gestão de risco e desastres

Sobre riscos e perigos…

Mapa de probabilidade de inundações: uma ferramenta para gestão do risco de desastres

Os satélites e a previsão de enchentes

 

Até a próxima!!!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.