em Meio Ambiente, Políticas públicas, Recursos Hídricos

Com toda essa história de estiagem e crise hídrica que atinge o sudeste do Brasil, deixando vulneráveis as duas maiores áreas metropolitanas do país, aparecem na mídia muitas informações sobre quanto choveu no mês, que foi abaixo da média histórica e tal. Para afirmar isso, os órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos brasileiros acessam dados hidrológicos que são sistematicamente medidos em locais estratégicos, ao longo dos anos, formando o que são chamadas as séries históricas.

Você sabia que qualquer um pode ter acesso a esses dados?

O principal banco de dados com informações sobre os recursos hídricos é coordenado pela Agência Nacional de Água (ANA), a Rede Hidrometeorológica Nacional, que é composta por 4.633 estações pluviométricas, onde são medidas as chuvas, e fluviométricas, onde são monitorados o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e, ainda, a qualidade das águas.

Como fazer para obter essas informações?

É muito simples. A ANA criou um sistema, chamado de HidroWeb, onde estão todas as informações das estações de monitoramento do Brasil. Para acessar, basta ir à página eletrônica <http://hidroweb.ana.gov.br/> que tem a seguinte cara:

Na página principal do HidroWeb, aperte em Dados Hidrológicos. Serão listadas várias opções:

  • Bacias
  • Sub-bacias
  • Rios
  • Estados
  • Municípios
  • Entidades
  • Estações
  • Séries Históricas

 

Aperte em “Séries Históricas” e você será redirecionado para a página de consulta de estações:

No “Formulário de Consulta“, você pode entrar com os dados que possui da estação que deseja obter as informações. Por exemplo, você deseja consultar estações existentes no Rio Paraíba do Sul. Então você digita o nome do rio no campo destinado e aperta em “Listar“. Serão então listadas todas as estações neste rio, que, de acordo com a consulta, possui 225 registros.

hidroweb4

hidroweb5

Basta escolhe a estação desejada, escrever o código no campo “Código”, repetindo o mesmo código depois, e apertar em uma das opções para baixar o arquivo (Arquivo Access ou Arquivo Texto). Então irá aparecer a opção para baixar o arquivo compactado, ESTACOES.ZIP.

hidroweb6

Se você tiver mais informações sobre o posto que deseja ver as informações, pode completar os outros campos, para reduzir os resultados da consulta. O ideal é saber o código da estação e, para isso, você pode consultar a base de dados da ANA com todos os postos disponíveis. Uma forma maneira de fazer a busca é baixar os mapas com as localizações de todas as estações, disponibilizados na página Arquivos Digitais, no formato shapefile (.shp), do software de geoprocessamento ArcView da ESRI (www.esri.com). Segundo informações na própria página, para apenas visualizar e consultar esses mapas, você pode utilizar o software ArcExplorer, que é um software gratuito e pode ser baixado aqui.

Baixando esses arquivos, você terá disponível os conjuntos de mapas das principais bacias hidrográficas brasileiras, com as seguintes informações:

  • Estações pluviométricas (2010)
  • Estações fluviométricas (2010)
  • Estações de qualidade da água (2010)
  • Estações sedimentométricas (2010)
  • Estações telemétricas (2010)
  • Hidrografia 1:1.000.000 (2010)
  • Hidrografia 1:2.500.000 (2010)
  • Malha municipal (IBGE – 2000)
  • Sedes municipais (IBGE – 2000)
  • Limites das bacias e sub-bacias hidrográficas (2010)

Se você não sabe nada de ferramentas de georreferenciamento, tem uma excelente opção para descobrir os códigos das estações de um mapa acessível direto do seu navegador de internet. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concebeu o Sistema de Informações Georreferenciadas do Setor Elétrico, o SIGEL. Além de diversas outras informações pertinentes ao setor de energia elétrica, a base de dados georreferenciada possui cadastradas as estações pluviométricas. Assim, você pode procurar diretamente na região que tem interesse em encontrar estações com dados de chuva e descobrir o código da estação. Depois é só consultar no banco de dados do HidroWeb e baixar pro seu computador.

sigel

Depois de baixar as informações da estação que você escolheu, em formato Access ou Texto, poderá fazer estudos estatísticos com os dados já consistidos pela ANA ou simplesmente saber se choveu e quanto choveu no dia em que você nasceu! Claro, isso dependerá do tamanho da série histórica disponível para o posto, ou seja, desde quando há monitoramento de chuvas nessa estação.

Fica o desafio então, vai lá e tenta descobrir quanto choveu no dia do seu nascimento na sua cidade natal!!! Vamos ver quem é o verdadeiro filho da tempestade…

Abraços

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.