em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

No post O Imponente Glaciar Perito Moreno falamos como se forma uma geleira. Grosso modo, uma geleira é uma grande massa de gelo que se movimenta lentamente, como se fosse um rio de gelo. O movimento das geleiras ocorre devido à deformação plástica sofrida pelas placas de gelo sob a ação da gravidade, que faz com que essas placas se movam umas sobre as outras. Esse movimento pode ocorrer de duas maneiras distintas, dependendo do clima local.

Em geleiras de clima temperado o movimento ocorre devido à força de atração gravitacional, somada ao fato de que abaixo da geleira há a presença de água formada pela fusão das camadas superiores e/ou pelo atrito com pedras. O atrito do gelo com o fundo rochoso provoca o aumento da temperatura fazendo com que ocorra o derretimento do mesmo, transformando água em estado sólido para estado líquido. A presença de água líquida favorece o deslizamento do glaciar, analogamente ao que ocorre quando patinamos no gelo: o atrito das lâminas dos patins com o gelo forma uma fina camada de água líquida que faz com que seja possível deslizar sobre o mesmo.

Geleira Perito Moreno

Nas geleiras localizadas nos polos, onde o clima é extremo, o movimento ocorre a partir de um processo de deformação interna provocado pela pressão do peso das numerosas camadas de gelo e pela gravidade. Essa pressão faz com que os espaços e bolhas de ar sejam eliminados, provocando uma reorganização das moléculas dos cristais de gelo, alinhando em camadas paralelas que deslizam umas sobre as outras, fazendo com que a geleira se movimente.

Normalmente as geleiras se movimentam lentamente, sendo praticamente impossível notar a olhos nus, não superando 20 cm por dia. Existem casos raros, como de uma geleira na Groenlândia, a Jakobshavn, que chegou a se movimentar 46 metros por dia no verão.

Geleira Jakobshavn

Os fatores que influenciam a velocidade de movimentação das geleiras são: a espessura da geleira – quanto mais espessa, maior a velocidade; a temperatura do gelo – temperaturas mais altas causam maior derretimento, e, portanto, maiores velocidades; e a declividade – quanto maior, mais rápida.

O processo de movimentação das geleiras é uma das causas do desprendimento de blocos de gelo, que é um espetáculo da natureza.

Os glaciares, além de serem importantes agentes geológicos, também são considerados indicadores de estabilidade, ou não, do clima da Terra.

Até o próximo!! Boas festas!! 🙂

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.