em Meio Ambiente, Políticas públicas, Qualidade da Água, Recursos Hídricos

Imagem de capa; DUOTONE por Pixabay.


Quem já passou pelo rio Maracanã, no Rio de Janeiro, ou pelo rio Tietê em São Paulo, por exemplo, pode até não acreditar que seja possível despoluir rios tão degradados, que mais parecem valas de esgoto. No entanto, rios ao redor do mundo mostram que é possível sim mudar o cenário destes rios, criando um ambiente mais agradável e transformando a relação das pessoas com os cursos d’água.

Abaixo, seguem alguns exemplos de rios que foram despoluídos e que servem como modelos para os rios brasileiros.

Rio Cheong Gye Cheon, Seul (Coreia do Sul)

Este rio, além de ter sido muito poluído num passado não muito distante (a revitalização começou em 2003), era coberto por um viaduto enorme. Quando decidiram revitalizar o rio Cheong Gye Cheon uma das primeiras ações foi implodir o viaduto. Depois foram construídos diversos parques lineares, ampliando a quantidade de áreas verdes nas ruas e melhorando muito o ambiente urbano. Hoje este rio é um lugar de recreação para crianças e jovens, possui cascatas e algumas espécies de peixes. Mais informações sobre a transformação que ocorreu neste rio sul-coreano podem ser vistas no post Cobrir rios é o mesmo que esconder sujeira embaixo do tapete publicado aqui no blog há algum tempo.

Rio Cheong Gye Cheon, na Coreia do Sul: antes e depois. Crédito das imagens na foto.

Rio Cuyahoga, Cleveland (Estados Unidos)

No estado de Ohio, Estados Unidos, o rio Cuyahoga, hoje habitat e fonte de sustento de diversos animais, já foi um rio muito poluído. Por muito tempo este rio foi o destino dos esgotos domésticos e industriais da região situada entre as cidades de Akron e Cleveland. Em 1969 houve um vazamento de óleo e outros produtos químicos, que provocou seu incêndio. A partir daí, Cleveland passou a investir bilhões de dólares para a purificação da água do Cuyahoga e implantação de sistemas de esgoto. Estima-se o investimento, nos próximos 30 anos, de mais de 5 bilhões para manutenção da qualidade da água.

Fonte da imagem: clevelandmetroparks.com/

Rio Sena, Paris (França)

Além de resíduos industriais, o rio Sena também recebia esgoto doméstico in-natura, o que em alguns anos degradou totalmente o rio. A revitalização do Sena começou na década de 60, com a construção de estações de tratamento de esgoto que, hoje, somam mais de duas mil. Atualmente existem cerca de 30 espécies de peixes no rio.

Rio Sena, Paris. Imagem de Pierre Blaché por Pixabay .

Rio Tâmisa, Londres (Inglaterra)

O rio que já foi chamado de “O Grande Fedor” no século 18 e que chegava a interromper sessões do Parlamento da Inglaterra devido ao mau cheiro, hoje é habitat de diversas espécies de peixes, entre elas o salmão. A despoluição do rio Tâmisa foi um processo longo. O post Rio Tâmisa – Um exemplo de trabalho duro e continuo de despoluição descreve o processo de despoluição do principal rio da Inglaterra.

Photo by Lucia Hatalova on Unsplash.

Interessante, não é mesmo? A despoluição de rios urbanos, apesar de ser um processo longo, oneroso e trabalhoso, quando bem feita transforma o rio e seu entorno, melhorando a qualidade de vida da população.

Abraços e até o próximo post!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.