em Não categorizado

No post “Projeto de controle de inundações em Riohacha, Colômbia” apresentamos o projeto desenvolvido em parceria entre a UFRJ e a ONG colombiana CREACUA. Essa semana ele apareceu com destaque na página do CIREF – Centro Ibérico de Restauración Fluvial. Abaixo a reprodução do texto direto do site do CIREF:

 

“Um dos projetos vencedores do Primer concurso Nacional para el reconocimiento de proyectos de reducción del riesgo, a través de medidas de adaptación a la variabilidad y cambio climático, promovido pela UNGRD é o projeto intitulado ““Adaptación Urbana Verde frente a Inundaciones con el soporte de la Modelación Matemática y del Software MODCEL en Riohacha (La Guajira)”- co-financiado pelo prefeito de Riohacha, coordenado e executado pela Fundação CREACUA com o apoio da Universidade de La Guajira.

O projeto aborda integralmente pela primeira vez a questão do risco de inundação em Riohacha. Tem como objetivo introduzir na Colômbia, com um exemplo real, uma gestão inovadora de inundações, através da concepção ecológica e sustentável da infra-estrutura das redes de água e do solo urbano com ajuda de uma ferramenta de simulação chamada MODCEL desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPETEC (Brasil) – que também está envolvida no projeto como consultor técnico e científico.

(…)

O modelo MODCEL, ajustado às condições topográficas, hidráulicos e hidrológicos da área de estudo foi utilizado para analisar o comportamento dinâmico de diferentes soluções, buscando ir além dos paradigmas tradicionais de drenagem, abordando uma visão sistêmica, levando em conta o funcionamento de todo a rede hídrica.  

A alternativa selecionada pelo projeto consiste em conjunto de soluções que abrangem abordagens convencionais (ex.: Canais de drenagem convencionais, estações de bombeamento, etc),  técnicas de  Drenagem Urbana Sustentável (ex.: Paques urbanos inundáveis) e recuperação fluvial, de acordo com as atuais  tendências mundiais.

O projeto deverá beneficiar 22 mil habitantes da cidade de Riohacha e está em sua fase final, posicionando a cidade como uma pioneira na gestão e resiliência do território.”

O Texto original, em espanhol, encontra-se aqui.

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.

Fonte: wikipedia