em Não categorizado, Recursos Hídricos

No post Um panorama histórico da engenharia hidráulica apresentamos como surgiu a engenharia hidráulica no mundo. Hoje vamos falar sobre a evolução desse ramo da engenharia no Brasil.

As obras hidráulicas estão entre as primeiras obras de engenharia realizadas no Brasil e um dos fatores que levaram a isso é a grande riqueza hídrica do nosso país. Segundo Azevedo Netto, que foi professor de Engenharia Hidráulica das principais Universidades de São Paulo, foram os holandeses que executaram as primeiras obras hidráulicas no Brasil, que incluíam obras de drenagem, dessecamento de terras, construção de diques, execução de canais e ancoradouros. Posteriormente, os portugueses realizaram diversas obras hidráulicas com o objetivo de suprir as cidades com água por meio de aquedutos e chafarizes públicos, durante o período colonial. Dentre essas obras, destaca-se os Arcos da Carioca (popularmente chamado de Arcos da Lapa), aqueduto inaugurado em 1750 pelo Brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim.

Arcos da Lapa

No período imperial, iniciaram-se os estudos e a execução de obras de saneamento, da produção naval, do sistema de navegação, da reaparelhagem dos portos, entre outros. Com o início e a rápida ampliação do uso da energia elétrica, multiplicaram-se as concessões de produção hidrelétrica o que levou o governo federal a regulamentar o uso das águas com a criação do Código das Águas e do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE) em 1934. A partir dos anos 50 os engenheiros hidráulicos brasileiros passaram a se dedicar ao desenvolvimento dos grandes empreendimentos hidrelétricos.

Usina hidrelétrica de Ilha Solteira

Dentre os principais empreendimentos hidráulicos importantes no Brasil selecionados por Azevedo Netto, pode-se citar:

Um abraço e até o próximo post :). 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.