em Não categorizado, Recursos Hídricos

O blog Cidade das Águas nasceu com um objetivo muito simples: divulgar, para o máximo de pessoas possível, os conhecimentos sobre assuntos diversos que orbitam a temática drenagem urbana e controle de inundações, expandindo horizontes sobre qualquer assunto relacionado com Recursos Hídricos e Meio Ambiente, desde a reflexão sobre a recente estiagem no sudeste brasileiro até divagações sobre uma possível tsunami na Baía de Guanabara.

Uma boa parte desse conhecimento da equipe da AquaFluxus vêm sendo absorvido na convivência com o mundo acadêmico, através das pesquisas de mestrado realizadas e de doutorado em fase de desenvolvimento, junto com o Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE, e também com o mundo da prática da engenharia, em diversos projetos e consultorias realizados para diferentes parceiros, desde construtoras até empresas de logística.

Apesar da enorme variedade de assuntos que escrevemos, um deles certamente recebe um pouco mais de carinho: o manejo de águas pluviais, onde se encaixa a drenagem urbana e o controle de inundações.  Esse tema foi objeto de pesquisa no mestrado já concluído de três sócios e no que está sendo fechado agora, nos próximos meses. Também acabou direcionando nossas pesquisas de doutorado.

Assim, naturalmente, acumulamos certa quantidade de leitura sobre o assunto. São centenas de artigos científicos lidos, para compor um embasamento teórico que fundamentasse as hipóteses de trabalho de nossas pesquisas. Porém, é sempre bom conhecer a bibliografia clássica, composta por livros acadêmicos usados, muitas vezes, na própria graduação da engenharia.

Para quem está se aventurando pelo fascinante campo das águas pluviais, sugiro, para começar, sete referências básicas nacionais, lembrando que devem sempre ser consultadas referências bibliográficas internacionais, para expandir e detalhar mais alguns assuntos importantes.

1. Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana

Autores: Márcio Baptista; Nilo Nascimento; Sylvie Barraud

Ed.: ABRH

Ano: 2005

2. Drenagem e Controle de Enchentes

Autor: Aluísio Pardo Canholi

Ed.: Oficina de Textos

Ano: 2005

3. Inundações Urbanas

Autor: Carlos E. M. Tucci

Ed.: ABRH

Ano: 2007

4. Manejo de Águas Pluviais Urbanas

Autor: Antônio Marozzi Righeto

Ed.: ABES

Ano: 2009

 

5. Manual de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais (3 volumes)

Produção: Prefeitura de São Paulo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano

Ano: 2012

6. Hidrologia: Ciência e Aplicação 

Organizador: Carlos E. M. Tucci

Ed.: Editora da Universidade / UFRGS

Ano: 2007

7. Engenharia Hidrológica

Autores: Fábio Ramos; Antonio G. Occhipinti; Nilson A. Villa Nova; Klaus Reichardt; Paulo Canedo; Robert W. Cleary

Ed.: Editora UFRJ / ABRH

Ano: 1989

É claro que existem mais dezenas de livros e manuais legais que podem ser muito úteis para compor sua biblioteca técnica. Esses aqui são apenas sugestões para começar, pois tenho todos eles e posso dizer que foram muito úteis e ainda são, para falar a verdade, pois é sempre necessário refrescar a memória.

Boa leitura para todos!

Grande abraço

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.