em Não categorizado

Quando ouvimos sobre obras contra enchentes na cidade de São Paulo, logo surge uma palavra: “piscinão”. Mas afinal, o que é um piscinão?  O termo técnico utilizado para essas obras é reservatório de detenção, mas como eles se enchem de água sempre que chove e, em São Paulo, quase sempre são feitos de concreto, esses reservatórios passaram a ser chamados por todos de  piscinões.

Prefeito de São Paulo visita obra de piscinão

A função de um “piscinão” (reservatório de detenção) é retirar, por algum tempo, certa quantidade de água do sistema de drenagem (galerias, canais, rios, etc…), justamente quando esse sistema está mais cheio, durante uma chuva intensa.

Quando se projeta o tamanho de um canal ou rio, isso é feito para uma determinada quantidade de água que vai escoar por esse canal durante uma chuva. Porém, conforme a cidade ao redor do canal cresce (geralmente de maneira descontrolada), mais impermeável é o terreno da cidade e mais água vai escoar sobre a superfície para dentro do canal. Com o passar do tempo, o canal projetado já não será mais suficiente para escoar toda a água. O aumento no volume de água no sistema de drenagem da cidade pode chegar a 6 vezes!!!

Aumento do escoamento superficial em conseqüência do crescimento urbano

Como solucionar esse problema? Em vez de aumentar as seções do canal projetado em toda a sua extensão, uma idéia que surgiu foi guardar esse acréscimo de água em um reservatório ou lago, durante a chuva, e liberar a água gradualmente, assim nasceu a idéia do “piscinão”.

Reservatório de detenção em São Bernado

O grande problema dos reservatórios de detenção é que conforme a cidade cresce, mais e maiores reservatórios são necessários. Em cidades que sofrem com carência de espaço urbano e possuem preço do metro quadrado cada vez mais alto, encontrar locais para construir um reservatório de detenção é cada vez algo mais raro e caro.

Para viabilizar e otimizar o uso desses reservatórios foi criado o conceito de paisagens urbanas multifuncionais, algo que será tema de um próximo post

Postagens Recomendadas
Mostrando 3 comentários
  • Rony Soares
    Responder

    Esses piscinões são cobertos?

  • legal
    Responder

    gostei.esse texto e cheio de informacoes e imagens para n ficar cansativo de so ler.eu usei ele para o meu trabalho.texto completo.entendi o q e piscinao

pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.