em Políticas públicas, Recursos Hídricos

IMG_56871- Alerta Rio

O Sistema Alerta Rio é um serviço da Prefeitura do Rio de Janeiro que divulga informações em tempo real sobre clima, chuvas, ventos e até possibilidade de deslizamentos.

Você pode também fazer o download dos dados de chuva observados nos anos de funcionando do sistema, observar as informações do radar Meteorológico do Sumaré e a previsão de chuva para os próximos dias.

O site também pode ser acessado por aplicativos para Android e IOS.

2- ANA – Sala de Situação

anaA Sala de Situação do site da ANA é onde pode-se acompanhar as condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos nacionais.

A seção de boletins diários de acompanhamento (clique aqui) apresenta a situação diária das bacias do Sistema Hídrico Curema-Açu, da bacia do Alto Paraguai, do Rio Amazonas, do rio Doce, do rio Madeira, do rio Paraíba do Sul, do rio Parnaíba, do rio São Francisco, do rio São Mateus, do sistema Cantareira e do Sistema Interligado Nacional (SIN).

3- Sistema de Alerta de Cheias – INEA/RJ

imagem_2_400x400O Sistema criado pelo INEA/RJ divulga informações em tempo real sobre chuvas e níveis dos rios monitorados em todo estado, principalmente na região serrana e na baixada fluminense. Você pode também fazer o download dos dados de chuva e níveis observados nos anos de funcionando do sistema, bem como acessar os relatórios mensais de monitoramento.

Para acessar o sistema de alerta de cheias clique aqui, para ler mais e/ou baixar os boletins mensais de monitoramento clique aqui.

4-HidroWeb

 

hidroweb1

É o principal banco de dados com informações sobre os recursos hídricos no Brasil, coordenado pela Agência Nacional de Água (ANA), a Rede Hidrometeorológica Nacional, é composta por 4.633 estações pluviométricas, onde são medidas as chuvas, e informações fluviométricas, onde são monitorados o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e, ainda, a qualidade das águas.

O post “Como obter informações históricas sobre chuvas?” explica como acessar o banco de dados do sistema HidroWeb.

5-Ferramenta de Rasterização de Séries Temporais: Identidade Pluviométrica

O Módulo – Identidade Pluviométrica do FRST combina informações de séries históricas de diferentes postos pluviométricos no Brasil com um mapa georreferenciado, possibilitando uma rápida avaliação regional das chuvas no Brasil. A ferramenta permite identificar de forma visual os períodos de chuva/seca em diferentes regiões, bem como avaliar mudanças nos padrões de chuvas e identificar a ocorrência de eventos extremos ao longo da série histórica.

A ferramenta usa como base as informações contidas na HidroWeb e seu funcionamento foi explicado no post “Identidade pluviométrica da ANA: uma forma ágil para caracterizar regimes hidrológicos.

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.