In Uncategorized

Uma cena clássica do cinema hollywoodiano é a perseguição entre um caminhão e uma moto, ambos pilotados por andróides no filme Exterminador do Futuro 2 (Terminator 2 – Official Trailer). Boa parte dessa perseguição ocorre dentro do leito de concreto de um canal de drenagem.

O Andróide T-101 e John Connor dentro de um Canal de Drenagem

A grande pergunta que devemos fazer nessa cena é: Porque se constrói um canal de drenagem grande o suficiente para passar um caminhão quando em boa parte do tempo ele fica seco?

A resposta correta seria:  Para minimizar o risco de enchentes.

Los Angeles, cidade onde se passa o filme Exterminador do Futuro 2, tem uma média de precipitação anual 3 vezes menor que o Rio de Janeiro. No mês mais chuvoso de Los Angeles, em fevereiro, chove mais ou menos 78 mm enquanto no mês mais chuvoso do Rio, historicamente em março, chove em média 130 mm.

Resumindo, apesar de vez ou outra Los Angeles sofrer com grandes temporais, chove mais no Rio de Janeiro que na cidade californiana. Mas mesmo assim, aqui, o canal do Maracanã que transborda todo ano, não foi construído com tamanho suficiente para passar um caminhão. Isso ocorre porque quando projetaram o tamanho do canal do Maracanã, foi aceito um risco de alagamento maior do que quando se projetou o canal em que ocorre a perseguição do Exterminador do Futuro 2.

Canal do Maracanã – Mal cabe um carro, quanto mais um caminhão! (Fonte da Imagem: O Globo)

É bem típico dos americanos construírem as coisas de tamanhos colossais. Enquanto no Brasil, o Ministério das Cidades exige que projetos de drenagem urbana alaguem no máximo 1 vez a cada 25 anos, projetos do mesmo tipo, em cidades americanas, são construídos para admitir que alaguem 1 vez em 100 anos!

Cabe lembrar que canais de concreto como o que aparece no filme, podem até retirar a água de uma região, mas lançam essa água em outra região a jusante, ou seja, só transferem o problema mais para baixo.

Uma curiosidade é que na época em que foi filmado “Exterminador do Futuro 2” o canal em que ocorre a perseguição estava cheio e a produção do filme teve que desviar toda a água para outros canais!

Recent Posts
Showing 3 comments
pingbacks / trackbacks
  • […] uma chuva ou um evento de cheia. A expressão aparece tanto que já foi tema de 2 posts: ” O Exterminador do Futuro e O Risco de Enchentes ” e “Quando as obras […]

  • […] Para a macrodrenagem, o Ministério das Cidades recomenda cálculos para TR 25 anos – falhas na drenagem de grandes canais ou rios podem provocar alagamentos mais significativos e as casas das pessoas podem ser afetadas. Como essa é uma situação mais dramática que a primeiro, o TR subiu, mostrando uma maior preocupação com a segurança. Nos EUA, esse valor é bem maior: TR 100 anos, conforme já havíamos falado no post  “O Exterminador do Futuro e o Risco de Enchentes“. […]

  • […] dimensionado para atender um risco menor que a chuva que caiu (para saber mais sobre risco click aqui); ou porque o sistema de microdrenagem encontra-se “entupido” de tanto lixo, não funcionando […]

Leave a Comment

Contato

Entre em contato conosco.