In Meio Ambiente, Recursos Hídricos

O rio Barra Mansa, afluente do rio Paraíba do Sul, é um dos principais rios da cidade de mesmo nome, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Para mim esse rio tem um significado especial, porque além de Barra Mansa ser a cidade que eu morei maior parte da minha vida, o rio Barra Mansa foi o primeiro rio que estudei. Deixando o sentimentalismo de lado, hoje vou falar um pouco deste rio.

O rio Barra Mansa possui aproximadamente 27km de extensão e sua bacia tem 110km² de área de drenagem. O rio nasce no município de Rio Claro, onde percorre cerca de 10km em uma região predominantemente rural. Na cidade de Barra Mansa o rio percorre cerca de 17km, onde 6km passam por área urbana, até desaguar no rio Paraíba do Sul.

bacia do rio Barra Mansa

A área da bacia constitui um importante vetor de crescimento da cidade, principalmente pela facilidade de acesso e proximidade à rodovia Presidente Dutra.

principais interferências

Principais interferências no trecho do rio Barra Mansa em área urbana.

Como a maioria dos rios brasileiros, sofre com ações antrópicas, que agravam a formação das enchentes e a degradação dos corpos hídricos. Dentre essas ações destaca-se: ocupação territorial sobre áreas naturalmente inundáveis, retirada e descaracterização da vegetação ribeirinha, desmatamento, descarte de resíduos sobre as encostas e nos cursos d’água, impermeabilização da superfície da bacia e obras locais de caráter imediatista. As imagens a seguir mostram a ocupação irregular das margens do rio Barra Mansa e a degradação do rio.

rioBM_Imagemsat

rioBM

rio Bm lixo

O rio Barra Mansa possui um histórico de enchentes e com o início do período das chuvas, as populações residentes em áreas com risco de inundação voltam a ficar preocupadas. Foi o que aconteceu nesse final de semana, em que uma forte chuva na região deixou a população em estado de alerta. Dentre as áreas de risco da cidade, a bacia do rio Barra Mansa é a que mais preocupa a defesa civil. Uma matéria do início do ano no site globo.com mostrou a seguinte situação:

“Vivo o tempo todo com medo da chuva. Quando começa a chover, já coloco meus móveis para o alto com medo de alagamento. Essa preocupação é constante ainda mais aqui na rua, onde a situação é crítica”, contou a pensionista Lourdes Maria, moradora de uma área ribeirinha de Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro. Ela vive na Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, e sempre que chove forte a rua chega a alagar por causa do Rio Barra Mansa. Fonte: globo.com 

Alguns pontos da bacia já contam com sirenes que são acionadas quando há risco eminente de inundações, contribuindo para a diminuição de perdas de bens e vidas, mas outras ações precisam ser implantadas. Minha esperança é que esse rio possa ser requalificado, reduzindo a ocorrência de inundações e melhorando a qualidade de suas águas. Já apresentamos aqui no Blog Cidade das Águas alguns posts sobre rios degradados e que foram requalificados.

REQUALIFICAÇÃO FLUVIAL

A IMPORTÂNCIA DE SE RECUPERAR OS RIOS

A DIFÍCIL ARTE DE REQUALIFICAR UM RIO URBANO

UM BELO EXEMPLO DE REQUALIFICAÇÃO FLUVIAL URBANA NA CIDADE OLÍMPICA DE LONDRES

DONA EUGÊNIA: DUAS VISÕES DE UM MESMO RIO

Há também um estudo acadêmico sobre um outro rio na região Sul Fluminense, o rio Sesmaria. Este estudo mostrou que com ações de requalificação é possível reduzir significativamente o risco de inundações. Caso tenha interesse leia o post: EXISTE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE INUNDAÇÃO?

Para saber mais sobre esse assunto recomendamos a leitura dos seguintes posts:

SEMPRE ALERTA!

PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO (REPUBLICAÇÃO)

RELAÇÕES ENTRE O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E AS ENCHENTES

OCUPAÇÃO URBANA E INUNDAÇÕES EM ÁREAS DE BAIXADA – ARTIGO CIENTÍFICO

COMO DEGRADAR UM RIO EM 7 PASSOS…

Recent Posts

Leave a Comment

Contato

Entre em contato conosco.