em Drenagem Urbana, Inundações

Foto de capa: https://pixabay.com/pl/photos/kropl%c3%b3wka-mokry-kropla-wody-deszcz-2806027/

______________________________________________________________________________________________________________

Desde ontem, 14 de maio, que chuvas fortes e atípicas para essa época do ano causam transtornos na Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi registrado o volume de 75,9mm de chuva em 24 horas, entre 9h de ontem e 9h de hoje. Segundo o Climatempo, esse volume supera a média do mês de maio que é de aproximadamente 74 mm.

Veja algumas notícias sobre as chuvas na Grande Vitória:

Dia começa com chuva forte e alagamentos na Grande Vitória

Alagamentos em Vila Velha, no Espírito Santo (Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta). Fonte: g1.globo.com

Vitória tem chuva do mês de maio em 24 horas

Terça-feira, 15 de maio, amanhece nublada em Vitória-ES. Foto: Climatempo. Fonte: terra.com.br

Terça-feira começa com chuva em grande parte do Espírito Santo

Chuva na manhã desta terça-feira, 15 de maio. Fonte: novo.folhavitoria.com.br

Um dos municípios que fazem parte da Grande Vitória e que vem sofrendo com as chuvas é Vila Velha, um cidade litorânea com uma rede de drenagem bastante complexa e muito propensa a alagamentos. Como Matheus escreveu no post DRENAGEM SUSTENTÁVEL EM VILA VELHA, a cidade de Vila Velha, assentada em uma região de baixada litorânea densamente ocupada, limitada pelo oceano atlântico, ao leste, pelo estuário do rio Santa Maria, ao norte, pelo rio Jucu, ao sul, e por uma região montanhosa, ao oeste. Essa região urbana tem cotas muito baixas, em alguns trecho muito próximas ao nível do mar e é drenada por uma rede de canais que funcionam quase que completamente integrados, que podem ser subdivididos em 4 sub-bacias: bacia do canal Garanhaus, do canal Aribiri, do Canal da Costa e do canal Marinho.

Como grande parte das cidades litorâneas ou costeiras possui uma rede de drenagem complexa, com áreas de baixada e rios que sofrem grande influência da maré, a forma mais confiável de estudar os processos de inundação e, assim, propor medidas para redução dos alagamentos é com o uso de modelagem matemática.

Como você poderá ver no post sobre o projeto de drenagem sustentável desenvolvido para a cidade de Vila Velha, que contou com a participação da AquaFluxus, o uso de modelagem permitiu propor medidas distribuídas na cidade e observar o funcionamento dessas medidas diante de um evento pluviométrico pré-estabelecido. Dessa forma foi possível identificar a solução mais adequada e viável para o local.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.