Foto de capa: Foto de Gui Basto no Pexels
______________________________________________________________________________________________________
“Por que a água do mar é salgada?” é uma das perguntas que fazemos quando criança e esquecemos com o passar da idade.
Para entender esse porquê, temos que pensar um pouco no ciclo da água na natureza.
Na terra, a maior parte da água que evapora e se transforma em nuvens de chuva vem dos oceanos – cerca de 86% vem dos oceanos e apenas 14% dos continentes, como representado na figura abaixo.
Da parte da água que evapora do mar, 91% chove diretamente sobre os oceanos (o que representa cerca de 78% de toda a água que chove sobre o planeta).
No continente é o contrário: apenas 14% da água que evapora para a atmosfera vem dos continentes, mas 22% das chuvas caem sobre esses. Ou seja, nos continentes chove mais do que evapora e a maior parte desse “excesso” escorre pelos rios até os oceanos. Isso fecha o balanço hídrico, nos oceanos mais água evapora do que chove mas em compensação a água que chove a mais nos continentes acaba escorrendo para os oceanos
Acontece que a superfície dos continentes é rica em uma série de íons e o mais abundante é o cloreto de sódio, vulgo “sal de cozinha” . Quando a água da chuva escorre sobre a superfície dos continentes, ela carrega esses íons para os rios e depois para os oceanos. Chegando aos oceanos, esses íons não evaporam com a água e se acumulam neles. Esse processo, ao longo de milhões de anos, tornou os mares salgados como são hoje em dia.
O mesmo processo criou os lagos salgados, como o Mar Morto, e os desertos de sal, como o Salar Uyuni na Bolívia.
SALdações! Abraços
Não é bem assim- grande parte do sal nos oceanos vem de lixiviação de grandes reservatórios terrestes de salgema, como por ex. a Europa – por isto o mar lá tem uma porcetagemmais alta de Cloreto de Sódio. Vale tambem lembrar que a água de mar contem boas quantidades de iodo e magnésio.