O setor da Construção Civil necessita de projetos que, ao mesmo tempo, busquem o desenvolvimento do país e valorizem o meio ambiente. Nesse contexto a AquaFluxus desenvolveu um estudo para diagnosticar o impacto da instalação de um empreendimento em uma área inundável sobre o sistema hídrico local e um projeto de controle de inundações para diminuir esse impacto, reduzindo, também, o próprio custo de implantação do empreendimento.
Inicialmente, o projeto teve como objetivo estudar as possíveis interferências da instalação de um empreendimento de logística em uma área ribeirinha sobre o sistema hidrodinâmico de uma bacia da Baixada Fluminense-RJ. Essa bacia apresenta características peculiares, com uma grande região urbanizada de baixada, onde os escoamentos fluviais sofrem grande influência da maré, por estar muito próxima à Baía de Guanabara. Essas características demandaram a elaboração de um modelo hidrológico-hidrodinâmico complexo, capaz de representar as interações entre a chuva que cai sobre a bacia e os escoamentos resultantes, tanto sobre as superfícies como no próprio sistema fluvial.
Após a montagem do modelo matemático, foi realizada a simulação do sistema com suas características atuais para obter um diagnóstico do funcionamento hidrodinâmico dos rios da região. Nessa simulação, foi constatada a inundação parcial do terreno do empreendimento, pelo extravasamento dos rios. Sabendo-se disto, foi simulada uma situação com o terreno alteado em uma cota superior ao nível máximo de cheia dos rios circunvizinhos, permitindo analisar possíveis alterações na dinâmica fluvial, após o alteamento dessa área, antes inundável. Não foram observados impactos sobre a hidrodinâmica dos rios, o que possibilitou a licença para instalação do empreendimento.
A configuração de instalação, de modo a garantir sua segurança hidráulica, exigia um grande movimento de terra para altear as cotas naturais do terreno, originalmente baixas, onerando em muito a construção.
A partir desta constatação, foi elaborado, pela AquaFluxus, um projeto de controle de inundações que, ao mesmo tempo, garantisse a segurança hidráulica contra a cheia dos rios circunvizinhos e reduzisse os custos associados ao alteamento do terreno. Nesse propósito, foi sugerida a instalação de um “polder”, projetado para, simultaneamente, evitar que as águas dos rios circunvizinhos atingissem o empreendimento e que a água precipitada na área interna ficasse acumulada em um reservatório-pulmão, possibilitando, também, reduzir a velocidade com que os escoamentos gerados pelo empreendimento chegam ao sistema fluvial, durante um evento de cheia na bacia. Para saber mais sobre um “polder”, leia o artigo “Quando a solução vira um problema…“
O projeto do “polder” considera a instalação de um dique entre o rio e a área a ser ocupada, respeitando a faixa marginal de proteção do corpo fluvial. Esse dique possui crista em uma cota que garanta a segurança do empreendimento para cheias no rio decorrentes de eventos pluviométricos com até 200 anos de tempo de recorrência, ao mesmo tempo que permite a instalação das benfeitorias em cotas mais baixas, reduzindo a necessidade de aterro.
Essa conformação do projeto resultou em um dique com coroamento na cota 2,30 m e arrasamento do terreno interno na cota 1,50 m. Considerando uma área de implantação de 380.000 m², já descontada a área do reservatório-pulmão de 62.448m², o projeto permitiu uma redução de aproximadamente 304.000 m³ de material para aterro. Isso é uma economia e tanto, se pensarmos na quantidade de caminhões para transportar toda essa terra!!
Por fim, realizou-se o projeto do sistema de drenagem interna da área do empreendimento, baseado no funcionamento do reservatório-pulmão e no máximo aproveitamento do terreno para as edificações. A concepção do projeto considerou outros aspectos legais da Drenagem Sustentável. Em um próximo post, vou apresentar as ideias que definiram o projeto da drenagem desse empreendimento.
É o uso da engenharia inteligente para viabilizar investimentos, respeitando o meio ambiente local.
Abraços para todos…
Adorei o post!! Que bela ideia escrever sobre esse projeto!! Parabéns!!!!!!!!
Hehehehe! Vou considerar como um presentinho de aniversário! Valeu..
Beijos