em Deslizamentos, Meio Ambiente

Caros amigos, nesse mês a equipe da AquaFluxus ganhou um importante reforço em sua equipe! A Engenheira Agrícola, formada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências em Engenharia Civil, na área de Meio Ambiente, pela COPPE/UFRJ, Ana Caroline Pitzer Jacob foi incorporada na sociedade. Com uma maravilhosa pesquisa sobre a utilização de técnicas de Requalificação Fluvial para mitigação dos problemas de enchentes, desenvolvida durante o mestrado, sua experiência vem complementar e intensificar o conhecimento interdisciplinar de toda a equipe! 

Então, a partir de hoje, nosso blog Cidade das Águas também passa a contar com uma nova autora. Carol, seja bem vinda e temos certeza que nossa parceria será um sucesso!

Osvaldo Rezende

Hoje pela manhã uma notícia no Bom Dia Brasil mostrou uma avalanche de terra provocada por problemas de drenagem em uma fazenda de cultivo de soja, que destruiu parte de um parque ambiental em Goiás, arrancando árvores, soterrando nascentes e desviando o leito do rio. Segundo o perito que sobrevoou o local, isso ocorreu, provavelmente, porque a água da chuva era drenada para um único ponto, assim como a água proveniente da irrigação da soja.

O parque que sofreu a avalanche, Parque Estadual de Terra Ronca, está localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, região nordeste do Estado de Goiás e possui uma área de 57.000 hectares, aproximadamente. Este parque tem como objetivo preservar a fauna, a flora, os mananciais e, em particular, as áreas de ocorrências de cavidades naturais subterrâneas (cavernas) e seu entorno, protegendo sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística, assegurando e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

Parque Estadual Terra Ronca. Fonte: https://www.goiasturismo.go.gov.br/

O deslizamento de terra abriu uma cratera na floresta e ainda não é possível mensurar o tamanho do estrago. Este parque é conhecido no mundo inteiro devido à grande quantidade de cavernas enormes que proporcionam uma beleza a mais ao local. Na área foram descobertos animais e peixes únicos desta região e que podem estar ameaçados por causa desta destruição. Ao pesquisar sobre o parque, encontrei outras notícias de desastres ocorridos lá e basicamente pelo mesmo motivo, o que mostra o descaso das autoridades e a falta de responsabilidade dos fazendeiros.

Além de problemas na drenagem, é possível observar um outro agravante: o plantio de soja se alastra até o pé da Serra Geral (divisa entre Goiás e Bahia), considerada uma Área de Preservação Permanente.

Deslizamento de terra no Parque Estadual Terra Ronca. Fonte: http://www.mpgo.mp.br/ 

 Um sistema de irrigação deve ser sempre acompanhado de um sistema de drenagem eficiente que considere a topografia do local, o solo e o lençol freático, para evitar que esse tipo de desastre ocorra. Ao se falar em drenagem, deve-se estar atento a questões de erosão e assoreamentos, desde onde ocorre a interceptação do fluxo até a disposição final deste. Uma drenagem eficiente das águas mitigaria estes problemas de deslizamentos, tão constantes tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas, como exposto no texto Morros e Encostas – É Preciso Analisar o Risco de Deslizamentos.

Voltaremos a abordar mais este assunto em outros posts. Espero que tenham gostado! Comentem e deem sugestões!

Até breve!

 

Postagens Recomendadas
Mostrando 4 comentários
  • Aline Veról
    Responder

    Oi Carol, parabéns pelo seu primeiro post! Seja bem-vinda! Beijo, Aline.

  • Rosiany Possati Campos
    Responder

    Carol, que boa notícia! Muito sucesso pra vc, assim como, pra essa equipe tão qualificada que agora vc faz parte!

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.