em Meio Ambiente, Políticas públicas

“Crise Hídrica” é uma expressão em voga no blog “Cidade das Águas”. A falta de água no sudeste brasileiro levou as concessionárias de abastecimento a lançar campanhas para o consumo racional. Mas será que nós brasileiros consumimos tanta água assim?

Existem alguns indicadores para saber quanta água consumimos no país, e se esse valor é alto ou baixo em relação a outros países. Um deles é o gasto total de água consumido no ano e, o outro é o valor utilizado diariamente por cada habitante. Nos dois casos, leva-se em conta o gasto doméstico de água, o volume usado pelas indústrias, agricultura, etc.

Em consumo absoluto somos o 4º maior consumidor do mundo, conforme observamos na imagem abaixo. Isso ocorre principalmente devido ao consumo agrícola. Na figura, podemos reparar que o consumo residencial do Brasil é insignificante. Ser um dos maiores exportadores de insumos agrícolas tem um preço que é pago em água…

Print

Esse ranking direto de consumo não é dos mais justos, afinal, temos a quinta maior população do mundo. Para entender melhor quem consome mais água podemos dividir o consumo diário total de um país pelo número de habitantes deste. Na lista abaixo (Fonte: ABES) temos os primeiros colocados em consumo per capita por dia (em litros):

Estados Unidos – 575
Austrália – 493
Itália – 396
Japão – 374
México – 366
Espanha – 320
Noruega – 301
França – 287
Áustria – 250
Dinamarca – 210
Alemanha – 193
Brasil – 187
Podemos reparar que a lista de consumo per capita é encabeçada por países razoavelmente ricos, principalmente se compararmos com países mais pobres (na Nigéria o consumo per capita por dia é de ~35 litros e na Etiópia ~ 15 litros). Um padrão que se repete dentro da própria sociedade brasileira, conforme observamos no post “Rico tem mais sede?” são os bairros de classes mais elevadas que consomem mais água.

Agora imagine se o mundo todo consumisse água como os Estados Unidos!!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.