em Meio Ambiente, Políticas públicas, Recursos Hídricos

Nas últimas semanas foi divulgada a noticia que alguns dos maiores aquíferos do mundo estão perdendo volume de água, entre eles o aquífero Guarani, segundo dados de satélite divulgados pela Nasa.

A noticia em si não é das mais surpreendentes, já que a água armazenada ao longo de anos nos aquíferos muitas vezes tem uma vazão retirada muito superior que a vazão de recarga deste. Logo, se sai mais água, o volume armazenado está diminuindo. O mais surpreendente é: como medir variações do volume de água no subsolo por meio de satélites?

Áreas em vermelho mostram onde a gravidade é mais forte que o valor médio, e áreas em azul mostram áreas onde a gravidade é mais fraca que o valor médio. Fonte:NASA

Para isso, foram usados dados da missão GRACE (Gravity Recovery and Climate Experiment) da NASA em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão, a fim de medir, monitorar e avaliar o campo gravitaconal da Terra e sua variabilidade. A missão GRACE (Gravity Recovery and Climate Experiment) consiste de dois satélites artificiais idênticos que foram colocados na mesma órbita polar a aproximadamente 500 quilômetros de altitude e separados a 220 quilômetros um do outro. À medida que os dois satélites orbitam em torno da Terra, as regiões do planeta que possuem uma gravidade ligeiramente mais forte afetarão primeiro o satélite líder, que por sua vez será ligeiramente afastado do outro que o acompanha. As distâncias de separação entre eles podem ser monitoradas com extraordinária precisão: os dois satélites são capazes de aferir uma mudança na sua separação equivalente a um micrômetro (ler mais aqui ).

Com a medição precisa da variação gravitacional da terra na região de um aquífero, podemos medir a variação da massa no solo dessa região. Quando esta tem mais massa de água no subsolo, vai exercer uma atração gravitacional maior e quando a massa de água no subsolo diminui a força gravitacional nesse ponto será um pouco menor.

O resultado é do estudo é o mapa com a variação dos aquíferos apresentado abaixo.

Variação do volume dos maiores aquíferos do mundo. Fonte: NASA

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.