2014 e parte de 2015 foi um período de escassez hídrica no sudeste. Aqui no Blog Cidade das Águas abordamos esse assunto diversas vezes. Com as chuvas ocorridas nas últimas semanas a situação está um pouco melhor, mas continua crítica. Além da crise hídrica, vivemos também uma crise econômica no Brasil, com aumento da inflação, desempregos, etc. Diante da crise os mais otimistas e criativos buscam soluções para diminuir os gastos. Hoje vamos conhecer 5 invenções criativas que possibilitam obter e economizar água. Existem invenções que vão desde a mais simples até soluções mais complexas. Confira!
1- Petal Drops: coletor de água da chuva para acoplar a garrafas pet.
O coletor em forma de pétalas foi desenvolvido pelo designer Pieter Laga. Ele encaixa na boca da garrafa pet, possibilitando a coleta da água da chuva que pode ser utilizada posteriormente para fins não potáveis. Além de coletar a água da chuva ele tem função decorativa, podendo ser colocado em jardins, quintais, pátios, etc. É composto por HDPE (polietileno de alta densidade, um topo de plástico muito rígido) e custa cerca de 6 dólares.
2 – Filterbrella: uma espécie de guarda-chuva “filtrante”
Considerado um guarda-chuva inovador e sustentável, o Filterbrella foi desenvolvido pelo designer especialista em desenvolvimento de produtos sustentáveis Andrew Leinonen. Este guarda-chuva ainda é um protótipo em fase de testes. Possui cobertura de plástico misto de ácidos poliáticos, altamente compostáveis, e um sistema de filtros em seu cabo. A água da chuva entra no cabo do guarda-chuva e é filtrada por um sistema de filtros de carvão ativado em sua extremidade. A água, depois de filtrada, escoa até uma garrafa acoplada ao cabo do guarda-chuva. A promessa do desenvolvedor do Filterbrella é produzir água potável enquanto se caminha num dia chuvoso, mas devemos ter muita atenção em relação ao uso da água da chuva para beber. Para conhecer as regras para uso da água da chuva leia nosso post APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA: ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS.
3 – Gris: tablado que armazena água do banho.
Desenvolvido pelo designer húngaro Alberto Vasquez, o Gris é uma espécie de tablado que armazena a água usada durante o banho. São quatro compartimentos interligados que possuem capacidade de armazenar até 10 litros de água. Os quatro compartimentos do Gris, quando conectados, direcionam a água para o centro, permitindo que a mesma entre nos compartimentos. A água armazenada no Gris pode ser utilizada para dar descarga, lavar o quintal, o banheiro, etc. Esse produto permite coletar até 90% da água utilizada durante o banho.
Aqui no Brasil foi desenvolvida uma caixa coletora de plástico que também armazena a água do banho, a Aguawell. Consiste em um galão de plástico, uma placa de borracha antiderrapante e uma tampa de rosca. Não necessita de instalação, é só colocar embaixo do chuveiro para realizar a coleta de água durante o banho. Essa caixa/galão possui capacidade de armazenar até 12 litros de água e suporta uma pessoa de até 120kg. Achei muito interessante! Para saber mais acesse aqui.
4 – Hughie Sink
A empresa australia Hughie criou uma pia de cozinha removível, com alças laterais. Essa pia permite que você reutilize a água, diminuindo o volume que iria para o esgoto, podendo gerar uma economia de até 80% no consumo de água. A água usada para lavar alimentos ou outra coisa que não necessite de detergente, pode ser reutilizada na rega de plantas. Já a água com traços de detergente pode ser utilizada para lavar o quinta ou até seu carro.
5 – Aozow
O aparelho que transforma a umidade do ar em água potável por meio do processo de condensação, precisando apenas de eletricidade para realizar o processo foi fabricado na China e já é sucesso em vários países. Com a umidade relativa em torno de 40%, o aparelho é capaz de gerar 12 litros de água potável em 24 horas. Em locais onde a umidade relativa é maior, cerca de 90% de umidade, é possível produzir 34 litros no mesmo período de tempo. Ele ainda realiza o cálculo, a temperatura ambiente e também faz a filtragem, evitando impurezas e tornando o líquido próprio para consumo, frio ou quente, em temperatura que vai até 80°C. No Brasil, o produto foi lançado em 2014 e a empresa importadora é a Ecomart.
Já apresentamos aqui no Blog uma invenção que também capta o vapor d’água da atmosfera e disponibiliza água própria para o consumo, a torre WarkaWater. Essa torre não precisa da eletricidade. Leia o post O AR MATANDO A SEDE para conhecer mais uma invenção muito interessante!
Encontrei mais invenções interessantes para economia de água, mas vou deixar para um próximo post. Se você conhece mais alguma solução criativa para economia de água, compartilhe conosco.
A AquaFluxus preza pela valorização da água e entre os produtos oferecidos pela empresa estão os Projetos de economia de água para condomínios e empresas, onde é feita uma avaliação dos gastos da empresa/condomínio, pontos críticos, equipamentos de maior consumo e definição de medidas para redução do consumo e otimização, além de Projetos de aproveitamento de água da chuva.
Abraços!