em Meio Ambiente, Políticas públicas, Qualidade da Água

Esta semana faremos uma viagem à Holanda, um país conhecido pelos seus projetos na área de Recursos Hídricos. Após o post de segunda-feira, onde o Matheus expôs a lógica dos polderes e diques holandeses, hoje vamos apresentar um projeto bastante interessante sobre abastecimento de água.

 

Schermafbeelding_2012-03-19_om_15.49_.12_

 

O jointhepipe é uma rede mundial de consumidores de água com a missão de universalizar o recurso. Atualmente, 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e ao saneamento. Através da participação de pessoas, empresas, entre outras organizações, a rede recolhe fundos para seus projetos que promovem o acesso à água potável e ao saneamento em países em desenvolvimento na África e na Ásia. Foram mais de 250 projetos finalizados no Quênia, Tanzânia, Congo, Moçambique, Gâmbia, Benin e Bangladesh.

As maneiras de arrecadar dinheiro são através da venda de seus produtos (garrafas de água reutilizáveis e as estações de água potável) e doações. Igualmente ao que apresentamos nos posts Beba a água mais barata do Mundo!  e O início do fim das garrafinhas de água, esse projeto também promove a conscientização ambiental do impacto da produção e do desperdício gerado pela água engarrafada.

 

foto

 

Em viagem a Amsterdam pude conhecer a iniciativa. Estavam sendo distribuídas na Leidsplein, famosa praça da cidade, sempre lotada de turistas, garrafas e folhetos. Era só apanhar a garrafinha e encher de água na estação colocada no meio da praça. Muito prático, econômico e sem desperdício.

As garrafas têm um design especial e imitam os equipamentos de rede de abastecimento. Dessa forma, os idealizadores querem simbolizar a tubulação mais longa do mundo e desejam que o acesso à água seja universal.

 

bottles_shop

 

Conheça abaixo algumas ações que são desenvolvidas pelo jointhepipe na África e Ásia:

Quiosques de águas nas escolas

Fornecem água potável para crianças e pessoas da comunidade. O resultado é a redução de contaminação por doenças de veiculação hídrica e assim maior frequência escolar. Além de efeitos na educação, o quiosque vira uma fonte segura de água, poupando deslocamentos a outras fontes.

Garrafas de água

A maioria das escolas não tem água, sabão ou papel higiênico em seus banheiros. Como as crianças bebem água de suas mãos, aumenta a possibilidade de contaminação. Para ajudar a evitar isso, são fornecidas garrafas de água para as crianças.

Estações de água potável

Além de fornecer água potável, ajudam a não desperdiçar com a utilização das torneiras de acionamento automático.

Estações sanitárias

Construção de banheiros públicos no intuito de prevenir a transmissão doenças.

 

what_we_do

 

Para quem quiser mais informações sobre a rede, há textos, vídeos e fotos dos projetos no site do jointhepipe.

Boa noite!!!

Boa Páscoa!!!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.