Foto de capa: Jackson Reis/Governo do Tocantins
________________________________________________________________________________________________________
O projeto que promete ser um alívio para a situação do rio São Francisco, prevê um percurso de 733 km de interligação entre o Rio Tocantins, no trecho próximo a capital Palmas, e o Rio Preto, no oeste da Bahia, que está vinculado à bacia do São Francisco.
Segundo informações do Ministério da Integração Nacional (MIN) o custo de operação do empreendimento será de R$ 500 milhões ao ano, dos quais R$ 300 milhões serão apenas para custear a energia necessária para o bombeamento, devido ao acentuado desnível entre a captação e a entrega da água. O custo de operação foi um dos principais motivos que levou o projeto a tramitar na câmara dos deputados por quase 3 décadas.
O projeto prevê a utilização da água Rio Tocantins apenas nos períodos de cheia, a fim de não prejudicar o abastecimento das cidades que dependem de suas águas. A transposição direcionará a água para uma serra na divisa com os estados de Piauí e Bahia, enchendo os reservatórios da região nordeste que dependem do Rio São Francisco.
Por outro lado, parlamentares do estado do Tocantins mostram-se aversos ao projeto que promete ajudar quase 400 municípios que se beneficiariam com a transposição de parte da vazão do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. Segundo eles, o Rio Tocantis não possui vazão suficiente para a transposição e o problema do São Francisco seria apenas solucionado com a revitalização da mata do território da bacia, além de prejudicar a ictiofauna do próprio rio São Francisco.
Já vimos no post Quando a Água é Dinheiro, que apesar dos impactos ambientais obras de transposição como a do rio Paraíba do Sul no Rio de Janeiro, rio Colorado nos Estados Unidos, rio Yang Tsé na China, rio Tejo na Espanha, etc; fornecem água para milhões de pessoas em áreas de baixa pluviosidade e transformaram regiões antes áridas em grandes produtoras agrícolas.
“ANA autoriza irrigação com água da transposição do Rio São Francisco na Paraíba”
Apesar de seu alto custo e dos riscos ambientais envolvidos, a obra da transposição do rio Tocantins promete ser um verdadeiro farol de esperança na vida de milhares de brasileiros que enfrentaram a maior seca dos últimos 100 anos.
__________
Esse texto foi escrito pelo estudante de Engenharia Civil e estagiário da AquaFluxus, Cicero Matos Arrais.