A AquaFluxus participa hoje do XII Encontro Nacional de Águas Urbanas com o trabalho intitulado “Uso de Modelo Raster Para Simulação de Áreas Urbanas: Potenciais e Limitações“. O artigo apresenta uma ferramenta de modelagem para avaliação de inundações urbanas.
Nos posts “Prata da Casa” e “Modelo de Células de Escoamento” apresentamos o ModCel, Modelo de Células de Escoamento para cálculo de cheias em planícies de inundação, uma ferramenta de modelagem hidrodinâmica de corpos hídricos desenvolvida no Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE/UFRJ e que serve se subsidio para vários projetos desenvolvidos pela AquaFluxus. Nesse artigo, é utilizada a adaptação do MODCEL para escala Raster, conforme explicado abaixo, aplicada a um evento de cheia em uma região urbana da Escócia como parte de um pacote de testes para comparação de modelos 2D proposto pela Agência Ambiental Britânica (Environment Agency – EA).
Com esses resultado foi demonstrado que o modelo MODCEL está apto a representar uma inundação urbana detalhadamente. Se tiver interesse em cotar esse serviço, é só entrar em contato conosco.
Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de baixar nosso eBook gratuito “Modelagem de Sistemas Hídricos“.