Se você encontrasse no mercado uma nova marca de água que ajudasse a evitar a cárie dentaria, que a embalagem respeitasse a natureza e que custasse cerca de 2 mil vezes menos do que as concorrentes, você compraria? Se você respondeu sim pode ficar contente porque para comprar essa água você não precisa ir ao mercado, pois ela é entregue na sua casa 24 horas por dia pela torneira!
Em várias cidades, a água fornecida pela empresa de saneamento local é considera de qualidade para beber (veja o caso de São Paulo aqui e do Rio de Janeiro aqui) e com as vantagens de ser bem mais barata, de ajudar na prevenção da cárie e de não agredir o meio ambiente produzindo milhões de garrafinhas PET como resíduo do consumo!
No geral, a água é entregue com qualidade até a entrada do seu prédio/casa (e isso é uma obrigação da empresa que fornece a água) e a maior preocupação do consumidor deve ser com a limpeza das cisternas e caixas d’água (veja aqui, aqui e aqui os cuidados que você deve tomar com sua caixa d’água)
Mas então podemos nos perguntar: “Por que se vende tantas garrafinhas de água mineral assim?”. A ambientalista Annie Leonnard (que fez vídeo A História das Coisas e A História dos Cosméticos) produziu um vídeo tentando responder a essa pergunta – o filme A História da Água Engarrafada.
Como diz a ambientalista, podemos diminuir a quantidade de lixo que geramos e poupar dinheiro apenas bebendo água da torneira! Você estaria disposto a beber água da torneira para diminuir a quantidade de lixo que está produzindo?
Durante os primeiros 20 anos de minha vida na Alemanha, nunca tomei água em garrafa, nem refrigerantes. O município onde morava, selava pela qualidade da água da torneira. A calçada era lavada com água de chuva, coletada em toneis. Rega de plantas idem. E faço isso hoje, aqui em São Paulo. Mas confesso que não confio totalmente na Sabesp,infelizmente. Talvez seja pela falta de informação sobre a qualidade da água que a Cia. entrega.
Sds
Barbara,
Um professor meu da faculdade dizia que apesar dos vários problemas das empresas de água brasileiras elas costumam fornecer água com qualidade. Vale a pena procurar saber mais sobre a Sabesp.
Abraços!
Eu bebo Matheus. E ainda tem gente que me chama de “estranha” por isso… Adorei o post! Abraço!
Magali,
Eu também bebo essa água e as visitas daqui de casa também! Até agora nenhuma visita percebeu isso!
Bjus!
Muito bom post. Adorei! Saudações venezianas.
Obrigado Aline!
Bjus
O mais incrível é que tem gente que usa essa água, prontinha para beber, para varrer o piso. Vi essa cena hoje de manhã no meu condomínio. Vassoura hidráulica não dá!!!
beijosss
Água potável para lavar o chão… Realente um desperdício!
Bjus