Neste final de ano tivemos uma ótima notícia para área de energias renováveis. Foi iniciado o projeto da COPPE-UFRJ, em parceira com Furnas e a empresa Seahorse, nossa vizinha na incubadora de empresas da COPPE, que buscará gerar energia a partir do movimento das ondas do mar na cidade do Rio de Janeiro.
O projeto contempla desde estudos iniciais, como a análise das correntes marítimas e do regime de ondas da região, à avaliação de um protótipo em escala reduzida, que será realizada no tanque oceânico da COPPE, na Ilha do Fundão. Além disso, está prevista a construção de uma usina de geração a 14 km da praia de Copacabana. Esta usina terá potência instalada de 100 kW, equivalente ao abastecimento de 200 residências e o seu início operacional está programado para o final de 2015.
Apesar de não ser o primeiro projeto desse setor no Brasil, segundo Segem, professor do Programa de Engenharia Costeira da UFRJ, ele faz parte da estratégica de tornar a geração de energia por mares uma solução economicamente viável e comercial. O projeto carioca dará continuidade à busca pelo aperfeiçoamento desta tecnologia, que iniciou no Brasil com a instalação e avaliação da usina de Porto Pecém a 60 km de Fortaleza.
A geração de energia elétrica por marés se apresenta como um futuro promissor do setor elétrico brasileiro, pois uma vez que, desenvolvida e tornando-se economicamente viável, poderá ser instalada em nosso extenso litoral. Mas, além disso, como os próprios patrocinadores dizem, as usinas flutuantes podem se apresentar como uma boa solução para o fornecimento de energia nas plataformas do pré-sal instaladas em regiões muito afastadas da costa e de grande profundidade.
Bom ano novo para todos!!!
_____________
Fonte da imagem de capa: https://marsemfim.com.br/