em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

 

Caros leitores, sendo o Brasil o País de maior riqueza hídrica do mundo, resolvemos criar uma série no nosso Blog para despertar a curiosidade sobre a grande variedade e beleza das nossas águas. Para começar, irei aproveitar a ocasião para falar de um lugar incrível que conheci no último feriado, a região de Bonito-MS.

mapa_bodoquena

A cidade de Bonito fica localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no sudoeste do Pantanal. A Serra da Bodoquena é uma intrigante estrutura geomorfológica, pois surge entre as planícies do Mato Grosso do Sul e se estende por mais de 220 km. É, principalmente, constituída por rochas carbonáticas, originadas por sedimentação no fundo de um antigo oceano que ali existia há 550 milhões de anos atrás. Especialistas dizem que a movimentação tectônica provocou um grande dobramento das placas e, portanto, onde era mar, ergueram-se montanhas. O contínuo processo erosivo é o agente modificador para o relevo na região.

 

A formação calcária da Serra da Bodoquena é responsável pela grande quantidade de cavernas, cachoeiras, rios subterrâneos, represas naturais e da água cristalina. Inúmeras cavernas foram inundadas pelo lençol freático devido ao lento afundamento da serra, fazendo com que seus espeleotemas ficassem submergidos. Outras foram escavadas na rocha pela água subterrânea que aflora na superfície.

 

bonito-ms-Img-abismo anhumas 54185640gd

 

Dentre as belezas de Bonito se destaca a Gruta do Lago Azul. Suas formações rochosas, que incluem estalactites e estalagmites, dão um ar misterioso para o local. Além disso, o lago de aproximadamente 90m de profundidade no interior da gruta atrai a curiosidade de todos. Não só pela presença de água cristalina e de um azul deslumbrante, que atinge coloração intensa com a incidência luminosidade que penetra pela entrada da gruta, mas também com a descoberta fósseis de mamíferos gigantes que datam de 6.000 a 10.000 anos.

A cidade é movida pelo setor do ecoturismo desde a década de 80, recebendo cerca de 100 mil pessoas por ano. Os visitantes procuram além de aventura, desvendando cavernas, penhascos e grutas, relaxar com banhos de cachoeiras e flutuação nas águas cristalinas.

Mas porque as águas em Bonito são tão cristalinas?

Este fenômeno é justificado pela alta concentração de calcário nas águas. O carbonato de cálcio (Calcário) faz com que os sólidos em suspensão fiquem mais pesados, facilitando a sedimentação e a deposição no leito dos rios. É por isso que a água apresenta alta transparência e limpidez, com visibilidade chegando a 40m de profundidade. Realmente, é um ambiente de beleza impressionante.

 

RIOSUCURI4-1

 

Aguardem as próximas novidades sobre outras regiões incríveis do nosso País. Sugestões para essa série são bem-vindas.

Boa noite!!!

___________________

Fonte da imagem de capa: https://upload.wikimedia.org/

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.