O setor da construção civil é um dos que mais polui o meio ambiente. Segundo o Prof. Vanderley John da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a construção é o setor industrial que mais gera resíduos no Brasil. Dados do Worldwatch Institute mostram que o setor da construção civil responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo. No intuito de reduzir os impactos desse setor, novas tecnologias vem sendo desenvolvidas, buscando formas de diminuir o consumo de materiais, de água, de energia e de emissão do CO2. Além disso, há uma tendência em buscar construções que proporcionem menor impacto ambiental e maior economia ao usuário, reduzindo os gastos com água e luz, além de maior conforto térmico e acústico. São as chamadas Construções Sustentáveis.
A fim de estimular essa tendência sustentável foram criados selos que avaliam e certificam as edificações. A certificação ambienta identifica e valoriza as construções sustentáveis. Atualmente, existem vários sistemas de certificação ambiental de empreendimentos, que estabelecem critérios claros para medir o quanto os edifícios são sustentáveis em cada aspecto ambiental, tais como água, resíduos e materiais. Hoje vamos falar sobre alguns dos principais sistemas de certificação usados no Brasil.
Certificação LEED
Criado pelo Green Building Council Institute, o sistema de Certificação LEED foi criado com o objetivo de transformar o setor de construção em um setor sustentável. Ele fornece padrões que definem o que é um green building e é aprimorado constantemente através de um processo de discussão aberto à participação. A certificação LEED é concedida a edifícios de alta performance ambiental e energética. Aborda aspectos ambientais relacionados à construção, operação e manutenção de empreendimento. Uma das categorias presentes na certificação é a Eficiência Hídrica, a qual conta com cerca de 10% do total de pontuação possível do LEED.
São avaliados 5 quesitos:
- espaço sustentável;
- uso racional da água;
- eficiência energética;
- redução, reutilização e reciclagem de materiais e
- recursos e qualidade dos ambientes internos.
Selo AQUA
A Certificação AQUA habitacional foi desenvolvida pela Fundação Vanzolini em parceria com a Cerqual, integrante do Grupo Qualitel – organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais sustentáveis na França. Fundamenta-se na análise do local do empreendimento e de seu programa de necessidades. Busca proporcionar condições ideais de conforto e saúde para os usuários, respeitando o meio ambiente e a sociedade, atendendo integralmente a legislação e obtendo viabilidade econômica por meio da análise do ciclo de vida dos empreendimentos. É um processo de controle total de um empreendimento de construção ou de desenvolvimento urbano, fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição do partido arquitetônico e urbanístico, passando pelo programa, pré-projeto, projeto, execução e operação. isa atingir objetivos de desempenho sustentáveis nos níveis Base, Boas Práticas e Melhores Práticas de acordo com os indicadores que compõem os Referenciais de Certificação. Para garantir o controle, é requerido um Sistema de Gestão do Empreendimento. Dentre os 14 itens avaliados está a Gestão da Água e a Qualidade sanitária da água.
Selo Casa Azul
Classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela Caixa como forma de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação. São 53 critérios de avaliação, divididos em 6 categorias:
- Qualidade Urbana
- Projeto e Conforto
- Eficiência Energética
- Conservação de Recursos Materiais
- Gestão da Água
- Práticas Sociais.
Selo Procel Edifica
O Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – Procel Edifica foi instituído em 2003 pela Eletrobrás/Procel. Atua de forma conjunta com os ministérios de Minas e Energia, das Cidades, as universidades, os centros de pesquisa e entidades das áreas governamental, tecnológica, econômica e de desenvolvimento, além do setor da construção civil.
O Procel promove o uso racional da energia elétrica em edificações desde sua fundação. Busca incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação etc.) nas edificações brasileiras, reduzindo o desperdício e os impactos sobre o meio ambiente
Selo BREEAM
Criado em 1990 na Inglaterra, foi o primeiro a oferecer um selo ambiental para edifícios. É um método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment (BRE). Utiliza medidas de avaliação de desempenho reconhecidas internacionalmente, aplicadas a partir de uma ampla gama de categorias e critérios relacionados a energia, água, ambiente interno (saúde e bem-estar), poluição, transporte, materiais, resíduos, ecologia e processos de gestão. O objetivo maior da certificação BREEAM é contribuir para o desenvolvimento do ambiente construído, avaliando e propondo soluções mais sustentáveis para diferentes programas de projeto e promovendo a transparência e o atendimento de conforto e necessidades das pessoas agora e nas futuras gerações.
O BREEAM é dividido em 9 categorias:
- gerenciamento
- energia
- água
- transporte
- materiais
- poluição
- saúde e bem-estar
- uso da terra e ecologia
- resíduos
A AquaFluxus, na constante busca por maior valorização da água nos ambientes natural e construído, pode ajudar empreendimentos a alcançar a eficiência hídrica, reduzindo o consumo de água potável e o desperdício, além de proporcionar maior autonomia do sistema de abastecimento. Entre em contato conosco para solicitar um diagnóstico da sua empresa ou condomínio.