em Drenagem Urbana

Foto de capa: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/04/5632928-fotos-mostram-o-caos-provocado-pelas-chuvas-no-rio.html?foto=1

____________________________________________________________________________________________________

No início da noite de ontem, 8 de abril de 2019, a cidade do Rio de Janeiro parou em decorrência de uma chuva fora do comum. Segundo o governo do Rio, o temporal deixou ao menos 1204 desalojados, 220 desabrigados e, até o momento, dez pessoas morreram.

O trânsito foi interrompido em várias vias da cidade por toda a noite e a chuva constante ao longo desta terça-feira, além de manter vários pontos de alagamento, elevou o risco de deslizamentos, uma vez que a chuva continua agora sobre o solo já encharcado.

Rua Jardim Botânico, retirado de Jornal O Dia

Para entender a magnitude do evento que assolou a cidade, a AquaFluxus separou algumas das regiões mais atingidas para avaliar a chuva de ontem. Utilizando as Equações de Chuvas Intensas indicadas pela Rio Águas, junto com os dados pluviométricos do Alerta Rio, encontramos os seguintes resultados:

Vale lembrar, que foram utilizadas as equações indicadas pela Rio Águas para as regiões da Zona Sul, Norte e Oeste, contidas no documento Instruções Técnicas para Elaboração de Estudos Hidrológicos e Dimensionamento Hidráulico de Sistemas de Drenagem Urbana. Essas equações foram dimensionadas com o histórico de medições de chuvas, algumas décadas aproximadamente, de forma que os valores de Tempo de Recorrência muito superiores a 50 anos (marcados em vermelho) não podem ser medidos com exatidão, sendo extrapolações que só foram aqui apresentadas para se ter ideia da dimensão da chuva.

Se você quiser ter mais informações sobre o que é o tempo de recorrência e como nós calculamos, acesse o nosso Blog nos textos “Qual a Probabilidade de um Temporal?” e “O que é Tempo de Recorrência?”.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.