Existem três maneiras fácies de reduzir o consumo doméstico de água e que podem proporcionar economia nas contas mensais. São eles: a utilização de regularizadores de vazão, de arejadores e de descarga de duplo acionamento.
O regulador de vazão é um dispositivo adicionado aos chuveiros, torneiras e descargas, que promove uma compensação de pressões de água dentro dos equipamentos, impedindo a passagem de um fluxo maior que o pré estabelecido. Trata-se de uma membrana autoajustável, que promove a deformação do elastômetro, reduzindo quando necessário, a passagem de água. Uma torneira convencional, dependendo da pressão, gasta de 16 a 25 litros por minuto. Estudos informam que, com o regulador, essa vazão pode chegar a 8 litros por minuto, sem reduzir o conforto e a eficiência. O mesmo dispositivo pode trazer uma economia de 62% no consumo de água dos chuveiros e 30% da descarga de válvula.
O arejador é um acessório para torneiras e chuveiros que possui a função de misturar ar à água, dando a sensação de maior volume. Em uma torneira de pia, a utilização de um arejador de vazão constante traz uma redução ainda maior quando comparado ao regulador, chegando ao valor de 75% de economia no consumo de água.
A utilização de bacias sanitárias com caixa acoplada é comum nas residências brasileiras. Isso já representa um grande avanço, pois o antigo sistema de descarga, com válvula de acionamento, consumia em média 30 litros por vez. Numa conta simples, em um residência com 4 pessoas, considerando que cada uma aciona 4 vezes a descarga, daria o total de 16 vezes ao dia, um consumo total de 480 litros por dia ou 14.400 litros por mês. A mesma conta com descarga de caixa acoplada, na qual há um consumo de 6 litros por vez, 96 litros seriam gastos por dia e 2.880 litros por mês, ou seja, uma economia de 80% no consumo de água.
Além disso, existe uma outra tecnologia que proporciona uma economia ainda maior. A bacia sanitária com válvula de duplo acionamento permite duas formas de utilização: uma com volume em torno de 3,5 litros, para dejetos líquidos, e outra com volume maior (6 litros), para dejetos sólidos.
Depois dessa exposição, se está pensando em utilizar esses equipamentos, lembre-se da importância do uso consciente da água. Não adianta apenas fazer uso de dispositivos que reduzem o consumo se deixa a torneira aberta sem necessidade ou faz utilização de vassouras hidráulicas.
Fica a dica 😉
Muito interessante e simples…
Oi Luiza, gostei muito do seu post. São coisas simples que podem fazer a diferença tanto na conta de água quanto em relação ao meio ambiente. Vou passar para os meus alunos de Instalações Prediais. Um abraço.