Foto de capa: https://www.pexels.com/pt-br/foto/praia-durante-o-por-do-sol-635279/
____________________________________________________________________________________________________
Basicamente, a maré funciona por meio da Lei da Gravitação Universal que diz que os corpos se atraem na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância que os separa, ou seja, a força gravitacional é resultante da massa de um corpo vezes a massa de outro corpo, dividido pela distância que os separa.
No caso das marés, temos a massa da Lua atraindo a massa de água da Terra. Como a água é fluida, uma protuberância praticamente acompanha a trajetória da Lua devido à força gravitacional. Quando a Lua desaparece, a maré desce. O Sol também exercesse influencia na maré, entretanto, menor do que a da Lua. Isso porque embora o Sol tenha massa muito maior que a Lua ele esta muito mais distante da terra, assim a força gravitacional da Lua sobrepõe-se à do Sol porque a distância entre a Lua e a Terra é muito menor.
Quando o Sol e a Lua ficam alinhados, um na mesma direção do outro, por exemplo, a amplitude da água é maior, e essa maré chamada de Sizígia. Sendo que amplitude da maré é a diferença entre a máxima e a mínima altura da massa de água. Quando o Sol e a Lua estão em quadratura, um a 90º do outro, ou seja, um a leste e outro ao norte, por exemplo, aí acontece a Maré de Quadratura, com amplitude de maré menor do que a de sizígia, já que o Sol atrai de um lado como a Lua de outro.