Depois de cerca de 30 dias sem chuva e temperaturas recordes, o último domingo, 16 de fevereiro, marcou a volta da chuva à cidade do Rio de Janeiro. Isso ocorreu porque “depois de um mês, finalmente uma frente fria teve força para romper o bloqueio atmosférico, responsável pelas altíssimas temperaturas registradas no Sul e Sudeste e pela falta da chuva especialmente sobre o Sudeste” .
O calor muito acima do normal e o tempo seco deixaram os cariocas em situação desconfortável. Só quem ficou feliz foram alguns varejistas, já que o clima aumentou as vendas de praticamente todos os produtos que podem aliviar de alguma forma as altas temperaturas. Ao longo do mês Manchetes inusitadas ressaltando as altas temperaturas e a falta de chuva foram presenças contantes nas mídias digitais:
“Artigo raro, ar-condicionado é encontrado em sites de leilão e vendas“,
“Calor provoca aumento nas vendas de ar-condicionado em freeshops“,
“Mulheres fazem picolé de leite materno para dar a bebês“,
“Rio tem verão mais quente e seco em 30 anos“,
“Cariocas sofrem com falta de sorvete e ar-condicionado“, etc.
O verão é a época mais quente e que mais chove no Sudeste, mas esse verão se mostrou o verão mais seco dos últimos 30 anos na cidade do Rio de Janeiro. Isso ocorreu porque uma grande massa de ar seco e quente se formou no oceano e estacionou sobre a região sudeste, essa massa de ar seco e quente deixou o céu claro e serviu de obstáculo à passagem de frentes frias que trariam chuva e temperaturas mais amenas a região.
No inicio do último fim de semana uma frente fria conseguiu vencer esse bloqueio trazendo um grande alívio na temperatura e a primeira chuva de fevereiro à Cidade maravilhosa. Agora sem o bloqueio atmosférico novas frentes frias podem voltar a avançar sobre o centro-sul do Brasil, facilitando a formação novas chuvas sobre a região. Segundo o Clima Tempo “ainda teremos dias quentes, mas o calor excessivo agora não vai persistir por muitos dias, pois antes que o ar fique quente demais, o ar polar entra e alivia o calorão” , o que é uma ótima noticia para quem não aguentava mais conviver com temperaturas batendo a casa dos 40 graus…