em Não categorizado, Recursos Hídricos

Na última semana viralizou o vídeo com uma jovem cliente do restaurante Paris 6 arrastada pela enxurrada em frente ao restaurante. Foi no domingo, dia 15, quando um temporal causou alagamentos em diversos pontos da cidade de São Paulo. Na frente do Paris 6, tradicional bistrô localizado nos Jardins, uma mulher foi arrastada pela enxurrada enquanto atravessava a rua em direção ao estabelecimento conduzida pelo manobrista.

No vídeo compartilhado exaustivamente no WhattsApp, é possível vê-la caminhando com a ajuda de um dos manobristas do restaurante, que segura um guarda-chuva. Ao tentar atravessar a sarjeta cheia, ela é derrubada e arrastada pela água. Apesar da profundidade de água na sarjeta não ser muito grande a velocidade era suficiente para arrastar uma pessoa.

Quando lidamos com águas fluindo, não é só a profundidade que importa, mas também a velocidade. Águas fluindo com altas velocidades e com grande profundidade são capazes de provocar desde danos localizados a uma estrutura até o arraste de pessoas, carros e construções.  Uma sarjeta com aproximadamente 20 cm de água escoando a uma velocidade de cerca de 3,5 m/s (12,6 km/h) pode facilmente derrubar e arrastar uma pessoa.

Para estimarmos as chances de uma enxurrada arrastar pessoas, carros e até casas, uma metodologia muito usada é o fator de velocidade (FV). Este, trata-se de um indicador que relaciona as profundidades e as velocidades das inundações com o poder destrutivo das mesmas, criando níveis de risco, em função dos prejuízos potenciais e danos causados.

O fator de velocidade é comumente representado como sendo resultante do produto da cota de inundação pela velocidade:

FV = h x v

Onde: FV é o fator de velocidade (m²/s), h é a profundidade de inundação (m) e v é a velocidade do escoamento (m/s).

Assim podemos prever o risco que um escoamento produz a diversas situações considerando o Fator de Velocidade desse escoamento.

A jovem do Paris 6 ganhou refeições grátis pelo resto da vida no restaurante, mas não é só ela que descobriu uma forma de se divertir com sarjetas!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.