A bacia do Canal do Mangue, que drena a água da chuva que escorre pelos rios Maracanã, Comprido, Joana, Trapicheiros e Papa-Couve, e tem sua foz bem próximo à Praça da Bandeira, talvez seja a bacia mais problemática da cidade do Rio de Janeiro. Tanto que já foi tema de dois posts aqui no blog Cidade das Águas: A Praça da Bandeira e A Praça da Bandeira e a Copa do Mundo.
Como os moradores da região bem sabem (e puderam presenciar mais uma vez na ultima terça a noite) existem vários pontos de alagamento que tornam o trânsito um caos quando ocorre uma chuva torrencial. A maioria das pessoas que moram na região já conhecem esses pontos, mas para quem, como eu, está passando o primeiro verão circulando por lá, vale uma lista de alguns locais que atualmente, enquanto as obras contra enchentes na região não estão prontas, é certa a ocorrência de alagamentos.
1- Praça da Bandeira e Arredores
Trecho que é parte da ligação da Zona Norte com o Centro da Cidade e local onde os alagamentos são mais emblemáticos.
2- Entorno do Maracanã
Região localizada entre os rios Maracanã e Joana, e tem ruas com tráfego intenso como a Rua São Francisco Xavier e Maxwell.
3- Rua São Francisco Xavier
Região da Rua São Francisco Xavier entre o Colégio Militar e a Rua Haddock Lobo.
4- Praça Saens Peña
Ruas no entorno da Praça Saens Penña e trecho da Av. Maracaña.
5- Boulevar 28 de Setembro
Ruas de Vila Isabel no entorno do Boulevard 28 de Setembro.
6- Rua Visconde de Santa Isabel
Rua Visconde de Santa Isabel entre os bairros de Vila Isabel e Grajaú (particularmente já fiquei preso em alagamentos nessa rua mais de uma vez…).
7- Cidade Nova
Ruas da Cidade Nova próximas à Marquês de Sapucaí. Não é na grande Tijuca, mas faz parte da bacia do Canal do Mangue.
E você conhece outras regiões da cidade que sofrem com alagamentos ? Já ficou preso no transito por causa de uma rua interditada ?
___________
Fonte da imagem de capa: http://2.bp.blogspot.com/
[…] 3 – Análise de interesse:Fugindo dos Alagamentos – Tijuca/Praça da Bandeira […]