em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

Muitos dos moradores e visitantes da Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro já devem ter se perguntado: Porque que a Lagoa de Araruama é tão salgada?  A hipersalinidade ou super salinidade é causada pela combinação de alguns fenômenos naturais da região, que serão, resumidamente, explicados nesse post.

Com os seus, aproximadamente, 220 km² de espelho d’água, a Lagoa de Araruama é o maior ecossistema lagunar hipersalino em estado permanente do mundo. Mesmo havendo no planeta outras lagoas hipersalinas, como a Lagoa de Coorong na Austrália, o Lago Enriquillo na República Dominicana e a Laguna Ojo de Liebre no México, nenhuma delas tem superfície d’água grande e constante nas diferentes épocas do ano.

 

Lagoa de Coorong – Austrália

 

Esse gigantesco sistema lagunar do estado do Rio de Janeiro  foi fundamental para o crescimento econômico e social da região.  Pois, além de incentivar o turismo e a pesca nos municípios que são banhados pela lagoa (Araruama, Iguaba Grande, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo), sua elevada salinidade favoreceu à histórica atividade de extração de sal.

A Lagoa de Araruama é separada do oceano Atlântico por uma comprida linha de costa, que compõem a Restinga de Massambaba, tendo uma única ligação com o mar através do Canal de Itajurú, em Cabo Frio.

 

 

A Lagoa tem grande quantidade de sal dissolvido devido aos seguintes fatores naturais da região:

  • Clima: a região entre a Lagoa de Araruama e Armação dos Búzios apresenta um clima semiárido, com presença de cactos, vegetação característica de locais desérticos. Segundo estudos pluviométricos a precipitação média varia entre 600 a 700 mm/ano, enquanto a taxa de evaporação está compreendida entre 1.300 a 1.400 mm/ano.  Especialistas apontam a condição de poucas chuvas ao fenômeno de ressurgência, que ocorre na costa de Arraial do Cabo e já foi explicado no post anterior Porque a água das praias da Região dos Lagos é tão gelada?”.
  • Ventos: a grande e forte ocorrência dos ventos na região atua sobre o espelho d´água da lagoa, o que aumenta a evaporação, tornando-a ainda mais salina.
  • Contribuição de água doce: os poucos rios afluentes à lagoa são de pequeno porte e, assim, não contribuem muito para a entrada de água doce no sistema.

 

Portanto, a pequena contribuição de água doce do sistema, seja pelo baixo índice de precipitação e de vazão dos rios afluentes, aliada à grande taxa evaporação, causa esse fenômeno de hipersalinidade da Lagoa de Araruama.

 

 

Moinho as margens da Lagoa de Araruama

 

Ventos fortes sobre o espelho da Lagoa de Araruama

 

Lagoa de Araruama – Ponta das Coroinhas

 

Fim de tarde na Lagoa de Araruama

Esse foi mais um Post homenageando a diversidade hídrica do nosso País. Aguardem próximas novidades.

Boa noite para todos!!!

_________

Fonte da imagem de capa: https://veleirogaia.files.wordpress.com/

 

Postagens Recentes
Mostrando 8 comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.