O livro “Drenagem Urbana: Do Projeto Tradicional à Sustentabilidade”, que teve como um dos autores o sócio fundador da AquaFluxus Osvaldo Moura Rezende, foi premiado com o Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro. A categoria do prêmio foi Engenharias, Tecnologias e Informática e os autores Osvaldo Rezende, Marcelo Miguez e Aline Veról foram premiados com o terceiro lugar.
O livro foi publicado pela editora Elsevier em 2015. Abaixo transcrevo um resumo do livro premiado:
Partindo da motivação gerada pelo problema atual das cheias urbanas e considerando a importância de projetos de drenagem para o adequado equacionamento deste problema, esse livro apresenta os conceitos e trata das modificações introduzidas pelo processo de urbanização sobre o ciclo hidrológico urbano. A obra visa criar a base inicial de discussão e definir as causas do problema. Estabelecida esta base, o projeto tradicional de drenagem será apresentado, juntamente com uma revisão de hidráulica de canais e de redes, para dar o suporte técnico necessário ao projeto. Na sequência, será discutida a introdução de técnicas compensatórias, o projeto individual destas e a sua articulação em projetos considerados de baixo impacto, com conotação sustentável. A articulação destas soluções com a paisagem urbana, aliada a medidas preventivas de controle de uso do solo, ganha espaço nesse ponto. Por fim, a apresentação de projetos comparativos e a discussão de casos de estudo ilustrarão toda essa questão.
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti tem como diferencial a sua abrangência, pois além da valorização dos escritores ele também dá destaque à qualidade do trabalho e de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.
A 58º edição do Prêmio Jabuti, que homenageou a escritora Lygia Fagundes Telles, ocorreu no dia 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Foram 27 categorias contempladas:
Para a escolha dos livros premiados é, primeiramente, feita uma seleção das 10 melhores obras em cada categoria contemplada; depois são selecionados os três premiados em cada uma das 27 categorias. A seleção é realizada por um corpo de jurados altamente especializado nas diversas áreas abrangidas pelo Jabuti que, após a análise das obras, dá o seu voto. A contagem dos votos é feita em sessões abertas ao público.
A equipe da AquaFluxus está muito feliz e orgulhosa com a conquista do nosso amigo e sócio Osvaldo Rezende, assim como dos professores Marcelo e Aline. Parabéns!!
Abaixo segue o link para quem quiser adquirir o livro. Para quem deseja atuar ou atua na área de drenagem, recomendamos fortemente a leitura.
Drenagem Urbana: Do Projeto Tradicional à Sustentabilidade – adquira aqui.