em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

No post de hoje vamos continuar falando do assunto abordado no texto Modelagem ambiental – Parte 1, dando continuidade aos resultados obtidos com a modelagem ambiental.

Após o diagnóstico do funcionamento hidrodinâmico do sistema rio Guandu – Lagoa do Guandu, foi simulado o cenário de projeto, com o barramento das águas da Lagoa do Guando e seu lançamento à jusante da captação da ETA-Guandu. Para a modelagem ambiental foi utilizado o  SisBaHiA®– Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental.

Diante do cenário de projeto com o barramento das águas das lagoas, onde é possível verificar um processo de secamento das mesmas, foi proposta uma ligação do rio Guandu na cabeceira da Lagoa Poços/Queimados a fim de manter o nível de água necessário para manutenção destes ecossistemas, além de possibilitar uma melhor circulação hidrodinâmica nas áreas mais de jusante desta lagoa, por efeito da entrada de água do rio Guandu.

Para esse cenário foi utilizada a mesma malha do cenário com a barragem, porém, foi inserido mais uma estrutura de dutos afogados no modelo. A estrutura conta com duas tubulações de 1,20m de diâmetro.

Foi simulado um período de 15 dias, para avaliar o funcionamento desse sistema com a implementação da ligação do Guandu com a lagoa Poços/Queimados. Adicionalmente à implantação da ligação rio Guandu – Lagoa do Poços, foi considerada a dragagem do pequeno canal de passagem nesta lagoa, com o propósito de facilitar a circulação hidrodinâmica das águas do rio Guandu no interior da lagoa, induzindo a uma maior mistura das massas de água.

A Figura abaixo apresenta os vetores e isolinhas de velocidade no cenário com o barramento das lagoas e ligação rio Guandu – Lagoa do Poços.

figura 1

Vetores e isolinhas de velocidade do cenário com barragem nas lagoas e ligação do rio Guandu.

Os resultados obtidos com a modelagem hidrodinâmica mostraram que a ligação do Guandu é capaz de manter estável o nível d’água nas lagoas, em uma situação de estiagem crítica, como pode ser visto nas figuras abaixo.

 

graf 2

Elevação das lagoas Poços/Queimados e Cabuçu/Ipiranga sem a ligação (esquerda) e com a ligação entre o rio Guandu e a lagoa Poços/Queimados (direita).

 

figura 3

Isolinhas da coluna d’água nas lagoas antes (esquerda) e após a inserção da ligação do rio Guandu (direita).

No próximo post vamos apresentar a modelagem de transporte Euleriano.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.