em Inundações, Políticas públicas, Recursos Hídricos

Foto de capa: https://www.caurj.gov.br/prefeitura-do-rio-propoe-alteracao-na-cobranca-do-iptu/botafogo/

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Como já foi abordado no post “Modelagem Hidrodinâmica da Onda de Cheia Decorrente da Ruptura de Barragem”, uma das primeiras etapas, e também uma das mais importantes, na elaboração de um Plano de Ação de Emergência é entender por onde a onda de cheia decorrente da ruptura de uma barragem irá passar e com qual velocidade. Para essa avaliação o uso de modelagem hidrodinâmica tem se tornado cada vez mais importante. Com a modelagem hidrodinâmica é possível, com razoável economia de gastos,  elaborar os mapas de inundação contendo as profundidades de alagamento, velocidades do escoamento, os tempos de permanência e de chegada da onda em cada ponto das áreas atingidas.

Com isso, a avaliação dos resultados dos modelos a serem empregados nesses tipos de estudos tem se tornado uma preocupação das agências reguladoras ao redor do mundo. No post “Modelagem da Onda da Ruptura de Barragem” mostramos o uso do modelo hidrodinâmico Quasi-2D MODCEL, modelo usado aqui na AquaFluxus no desenvolvimento de projetos, para testar sua capacidade de simular esse tipo de propagação de onda de cheia em um vale bem encaixado, após a ruptura de uma barragem.

Ontem, 28 de fevereiro, a aluna Bianca Gomes defendeu com sucesso seu projeto final de graduação onde usou o MODCEL para simular um teste desenvolvido pelo Centro Eletrotécnico Experimental Italiano (CESI) no qual uma grande onda de cheia, possivelmente resultante da ruptura de uma barragem, que percorre um modelo físico reduzido (escala 1:100) do vale do rio Toce, passando por uma serie de obstáculos que representam edificações urbanas.

Vista de jusante para montante do arranjo experimental com obstáculos alinhados. (TESTA et al., 2007)

Resultados do MODCEL nos pontos de controle 2 e 3 em comparação aos dados medidos.

 

Resultados do MODCEL nos pontos de controle 7 e 9 em comparação aos dados medidos.

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