No post “Modelos – Musicais e Matemáticos” falamos sobre modelos matemáticos em recursos hídricos utilizando uma analogia com músicas e suas partituras.
Nesse post vimos que, em essência, um modelo é uma forma de representação da realidade, geralmente com um objetivo prático ou acadêmico e, que na área de recursos hídricos são muito utilizados para prever possíveis alagamentos causados por um rio e para avaliar os efeitos de uma obra (seja de canalização, uma barragem, etc) para prevenir esses alagamentos.
Assim, quando queremos saber como um rio vai se comportar em uma chuva extrema, fazemos um modelo que represente o comportamento desse rio, descrevendo o rio e seu escoamento através das equações da Física e resolvemos com ajuda de algum software de modelagem.
Atualmente, com computadores pessoais que possuem uma incrível capacidade de cálculo, existem inúmeros softwares que de uma maneira ou de outra resolvem as equações Físicas que representam o escoamento de rios e oceanos.
Mas isso não foi sempre assim, algumas décadas atrás, quando a capacidade de cálculo dos computadores era muito menor, era quase que inviável usar um computador para resolver as equações do escoamento (e quem tentou resolver essas equações a mão deve estar fazendo cálculos até hoje…). E ao mesmo tempo as grandes obras que estavam sendo feitas, como a das grandes barragens, necessitavam de modelos para simular o seu funcionamento. Para suprir essa necessidade sugiram algumas empresas especializadas em modelos reduzidos.
Com o tempo e a ascensão dos computadores essa forma de modelagem, por motivos óbvios, bem mais cara que um software, caíram em desuso. Uma das grandes exceções é o Tanque Oceânico do Laboratório de Tecnologia Oceânica – LabOceano – da COPPE/UFRJ.
O tanque oceânico comporta 23 milhões de litros de água e sua altura corresponde a um prédio de oito andares. Por poder simular com fidelidade as condições do fundo do mar, a 2 mil metros da superfície, é usado para projetos de plataformas e sondas de exploração de petróleo.
Considerado o maior tanque oceânico do mundo, é uma prova de que o uso de modelos reduzidos não esta completamente ultrapassado!
________________
Fonte da imagem de capa: http://www.laboceano.coppe.ufrj.br/