Apesar de Santo Antonio de Pádua deter o título de “Padroeiro dos Pobres” é quase inegável que esse titulo pertença a São Francisco de Assis, cujo dia é celebrado hoje . Quando vivo São Francisco recomendava a seus colegas frades a se dedicarem ao trabalho braçal para que colhessem todos os frutos do trabalho com exceção do dinheiro. Uma vez que o dinheiro corrompe a alma, esse é o único fruto do trabalho que São Francisco se posicionou contra.
Independente dos conceitos religiosos sobre a corrupção do dinheiro, que muitos religiosos cristãos e não-cristãos hoje ignoram , São Francisco está absolutamente certo em um ponto: o dinheiro (valor econômico), seja em espécie ou cristalizado em uma mercadoria, é, em essência, fruto exclusivo do trabalho (seja seu trabalho, do seu pai ou do seu empregado que trabalha para você).
E pensando inversamente, uma mercadoria é o trabalho cristalizado. Assim, é extremamente verdadeira a reclamação típica de uma família que perde seus móveis, eletrodomésticos e outros bens em uma enchente seja:
“Perdi o trabalho de um ano inteiro!”.
A reportagem exibida essa semana no RJTV apresenta, no quarto minuto, uma faxineira dando seu depoimento sobre as consequências das cheias anuais no Município de Mesquita: “Sou Faxineira e não tenho condições de ficar comprando móveis todo ano”.
Se olharmos as regiões mais pobres atingidas com certa recorrência por cheias urbanas, observamos que essas enchentes têm um papel importante no atrofiamento da vida econômica da região. Uma vez que, anualmente, na época das chuvas, todo o investimento das famílias é perdido com os alagamentos e, junto, todo o esforço que foi necessário para comprá-los.
Por esse motivo os investimentos em drenagem, quando direcionados a projetos que são sustentáveis ao longo do tempo, são também investimentos no combate à desigualdade de renda. Já quando se investe em projetos de drenagem mal dimensionados, que não são sustentáveis ao longo do tempo e que logo deverão ser refeitos, está se investindo no contrário.
Mudar a maneira que são concebidos os projetos de drenagem para que esses passem a ser sustentáveis ambiental e socialmente , missão da AquaFluxus, é algo difícil, mas não impossível.