em Não categorizado

Amanhã (06/10/2015) serão lançados dois livros sobre recursos hídricos. O livro “Drenagem Urbana: Do Projeto Tradicional à Sustentabilidade“, que além de abordar o principal tema desse blog, o manejo de águas pluviais, tem entre os autores um sócio (Osvaldo Rezende) e uma ex-sócia (Aline Veról) da AquaFluxus. E o livro “Hidrologia: Engenharia e o Meio Ambiente“.

 Abaixo uma descrição de cada livro :

 “Drenagem Urbana: Do Projeto Tradicional à Sustentabilidade“.

RESUMO: Partindo da motivação gerada pelo problema atual das cheias urbanas e considerando a importância de projetos de drenagem para o adequado equacionamento deste problema, esse livro apresenta os conceitos e trata das modificações introduzidas pelo processo de urbanização sobre o ciclo hidrológico urbano. A obra visa criar a base inicial de discussão e definir as causas do problema. Estabelecida esta base, o projeto tradicional de drenagem será apresentado, juntamente com uma revisão de hidráulica de canais e de redes, para dar o suporte técnico necessário ao projeto. Na sequência, será discutida a introdução de técnicas compensatórias, o projeto individual destas e a sua articulação em projetos considerados de baixo impacto, com conotação sustentável. A articulação destas soluções com a paisagem urbana, aliada a medidas preventivas de controle de uso do solo, ganha espaço nesse ponto. Por fim, a apresentação de projetos comparativos e a discussão de casos de estudo ilustrarão toda essa questão.

 

Hidrologia: Engenharia e o Meio Ambiente

RESUMO: O livro trata de Hidrologia, que é a ciência que envolve o estudo da ocorrência da água na natureza, no Planeta e nos Continentes. Seu movimento e transporte, através da compreensão do ciclo hidrológico, abrangendo aspectos relacionados a quantificação, a caracterização da qualidade e a disponibilidade da água como recurso hídrico, tanto para as necessidades sócio ambientais, como nos aspectos econômicos e produtivos. Está presente direta e indiretamente no projeto de obras que envolvem o uso da água como, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, tratamento de esgotos e outros efluentes, diques e barragens, construção de reservatórios, obras de irrigação no cultivo de alimentos, assim como também nos estudos das ciências da Terra, Geografia e Geologia. Adicionalmente, a Hidrologia está presente no planejamento e na gestão dos recursos hídricos e de forma ampla nas ciências ambientais. A quantificação da água nas diferentes fases do ciclo, assim como a caracterização de seu estado de conservação, permitem indiretamente o acesso às condições e à preservação de outros recursos naturais, como os solos, as florestas, os campos de cultivo, o ar, o meio ambiente e biota marinhos, onde a água serve como elemento de sustentação dos ecossistemas, de transporte e manutenção de nutrientes, e de cargas poluidoras. A obra, intitulada “Hidrologia. Engenharia e Meio Ambiente”, envolve a apresentação da conceituação da ciência e de sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas Engenharias e Meio Ambiente. Apresenta o mercado e oportunidades profissionais, os Sistemas e as Instituições não governamentais, governamentais e do direito privado, em cujas atuações suscitam profissionais com conhecimentos e especializados em Hidrologia. Apresenta a descrição do ciclo da água nas escalas planetária e na fase terrestre nos continentes, assim como dos processos envolvidos e dos métodos associados às ciências básicas, sobretudo, matemática, física, química e sócio ambientais, na quantificação e na caracterização do estado de conservação da água nas diferentes fases do ciclo hidrológico terrestre. Apresenta também algumas reflexões no que se refere à água, seu uso sócio ambiental e em processos produtivos, e o desenvolvimento sustentável.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.