em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

Foto de capa: reprodução do filme Psicose, dir. Alfred Hitchcock (Shamley Productions, 1960).

________________________________________________________________________________________________________

No último programa do Fantástico, da Rede Globo, televisionado no dia 01/04/2012, foi apresentada uma matéria sobre a decisão do ator Leonardo DiCaprio em reduzir seus banhos a duas chuveiradas semanais!!! Se em minha cidade natal, com clima de montanha, já acho muito difícil não tomar um bom banho antes de ir para cama dormir, imagine aqui no Rio de Janeiro, com nossas duas estações bem definidas durante o ano:

Verão” – acontece no meio do ano

Inferno” – ocorre no fim e no início de todo ano

Mas deixando de lado a questão da higiene, se é que podemos, a decisão do ator foi tomada em defesa do meio ambiente, em uma tentativa de reduzir o consumo de água.

No desenrolar da matéria, o Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Paulo Canedo atenta para o fato de que o volume de água consumido nos banhos é imensamente inferior à quantidade de água envolvida em outras atividades. O Professor cita o exemplo do consumo de carne, que para a produção de apenas 1 quilograma serão gastos mais de 15.000 litros de água, assim como apresentamos no postA água de Jack Griffin”, junto com diversos outros produtos que consumimos.

Então, só para ilustrar a comparação, vamos fazer um exercício bem rápido:

Foto: reprodução filme Psicose (1960)

No Brasil ainda não existe nenhuma regulamentação sobre a vazão máxima dos chuveiros, sendo encontrados diversos valores, podendo variar de 20 a 40 litros por minuto. Mas como existem algumas leis em outros países que limitam essa vazão a 10 litros por minuto, vamos adotar esse valor.

Um banho razoável dura em torno de 5 minutos, mas vamos adotar 10 minutos que é o tempo que muitos dizem gastar, menos aquele seu primo adolescente que fica 25 minutos no chuveiro.

Então, 10 minutos com uma vazão de 10 litros por minuto resultará em um gasto de 100 litros de água por banho.

É muito comum tomarmos pelo menos dois banhos no dia (certo?), assim, podemos considerar que gastamos 200 litros por dia só para ficarmos limpos (considerando que a maioria das pessoas usa o banho só para tomar banho).

Agora, voltando ao consumo da carne, se nós considerarmos apenas a proteína do nosso prato tipicamente brasileiro, nosso bife acebolado de 250 gramas consumiu 3.750 litros de água, sem considerar o arroz, o feijão, a salada, batatas, etc…

Levando esses valores para um mês, teríamos um gasto de 6.000 litros de água em banhos contra 45.000 litros gastos com um bife no almoço, três vezes por semana.

Conhecendo esses números, fica fácil perceber que a opção do ator DiCaprio em ter uma alimentação vegetariana tem um impacto para redução do consumo de água muito maior que sua atitude higienicamente questionável em tomar dois banhos por semana…

Imagem: personagem Cascão, Turma da Mônica (Maurício de Sousa)

Aproveitando esse gancho da redução de consumo de água, em meu próximo post vou apresentar algumas boas maneiras de se economizar água, sem  precisar incomodar a galera que “pega” o metrô junto com você…

Grande abraço.

 

 

 

Postagens Recomendadas
Mostrando 10 comentários
  • André Tavares
    Responder

    Muito bom o estilo e o conteúdo do texto. Há muitas questões que não feitas e que, inúmeras vezes, escondem os verdadeiros problemas. Gostei de ver a abordagem hídrica do consumo da carne. De quebra, ao consumirmos menos carne, mais cereais serão disponibilizados ao consumo humano. Se a gente lembrar da regrinha dos 10% de transferência de energia entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, veremos que 1 kg de carne a menos = 10 kg de cereais disponíveis. Abraços!

  • Rodrigo
    Responder

    Boa matéria!
    Só pra constar, os grandes responsáveis por 99% do consumo da água do planeta são as monoculturas agrícolas, industrias e produção de carne. Apenas 1% são consumidas pelo chuveiros e torneiras de casas. Logo, não basta economizarmos com os banhos e fecharmos as torneiras sem que os grandes consumidores (ou seja, os grandes empresários) continuarem consumindo da maneira como fazem. Lógico que o consumo de casa deve ser contido…

    • Osvaldo Moura Rezende
      Responder

      Valeu pelas informações Rodrigo!!

      Realmente, a grande consumidora de água é a agricultura, que utiliza quase 2/3 de toda a água que gastamos. Sistemas de irrigação mais eficientes seriam uma das melhores formas de economia…

      Grande abraço…

  • Caroline Pitzer
    Responder

    Muito bom o post! Eu estava conversando exatamente isso com uns amigos no almoço. Eu acho que o Leonardo foi muito esperto em usar este argumento pra falta de higiene dele…kkkkkk.

    • Osvaldo Moura Rezende
      Responder

      Hehehehehe Carol… parece uma desculpa mesmo! Conheço algumas pessoas que vão adorar esse argumento…

      Valeu pelo comentário.

      Beijos

  • Rafael
    Responder

    Muito bom!

  • Luciana Sinhorelli
    Responder

    Parabéns pelo post!!!

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.