No post “Desenvolvendo com baixo impacto” foram apresentados os conceitos de desenvolvimento de Baixo Impacto (LID – Low Impact Development). Quando pensamos em cidades seguindo esses conceitos, tentamos criar ambientes construídos, com pequenas alterações hidrológicas, que buscam preservar ou recuperar as condições de escoamento naturais, anteriores à urbanização.
A ideia básica é reduzir os impactos da urbanização nos sistemas de drenagem, priorizando a infiltração e o armazenamento das águas da chuva, para evitar inundações na região.
Mas qual a melhora que podemos esperar se utilizarmos essas técnicas?
No âmbito do projeto FINEP – Manejo de Águas Pluviais, foi estudado na UFRJ a comparação entre um projeto de um loteamento com um sistema de drenagem clássico e outros onde foram utilizadas diversas técnicas de desenvolvimento de baixo impacto. A pesquisa já gerou artigo, que foi apresentado no Sustainable City 2012, e serviu de subsidio para a dissertação de mestrado da Engenheira Juliana Martins Bahiense.
Inicialmente, foi elaborado um projeto de loteamento para uma área não urbanizada, localizada no município de Guaratiba (RJ), respeitando-se as exigências técnicas e a legislação local.
Foi projetado um sistema de drenagem convencional para a área loteada, utilizado como cenário-base de comparação entre as diversas alternativas propostas. Em seguida, considerando o conceito de desenvolvimento de baixo impacto, este sistema foi facilmente adaptado para a aplicação de técnicas compensatórias em drenagem urbana e ambos os cenários foram comparados através da modelagem matemática.
Com os resultados, foi possível observar que o cenário baseado no conceito LID jogou no sistema de drenagem publico uma vazão até 47% menor do que no cenário com drenagem convencional.
Assim, reduzindo a vazão na saída do loteamento, reduzimos a vazão nas galerias de drenagem e/ou rios que drenam a região do loteamento, o que diminui o risco de inundações nessa região.
Claro que não adianta que apenas um loteamento adote medidas para diminuir os impactos sobre o sistema de drenagem. É preciso que essas medidas sejam adotadas ao longo de todas as áreas urbanas que margeiam esse rio, ou seja, em toda a bacia hidrográfica.
_____________
Fonte da imagem de capa: http://www.rio.rj.gov.br/
Gostaria de receber pelo meu e-mail: alexpin@globo.com os Artigos em PDF da Aquafluxus.
Atenciosamente,
Alexandre Pinto
Prezado Sr. Alexandre,
disponibilizamos parte dos artigos científicos publicados pelos sócios da AquaFluxus em nossa página eletrônica. Pode acessar nesse link: https://www.aquafluxus.com.br/producao-cientifica/
Um abraço
Gostaria de saber mais sobre o assunto
Olá Felipe,
Entre em contato conosco contao@aquafluxus.com.br e mandamos alguns artigos para você.
Abraços,
Matheus