em Drenagem Urbana, Não categorizado, Políticas públicas

No post “Desenvolvendo com baixo impacto” foram apresentados os conceitos de desenvolvimento de Baixo Impacto (LID – Low Impact Development). Quando pensamos em cidades seguindo esses conceitos, tentamos criar ambientes construídos, com pequenas alterações hidrológicas, que buscam preservar ou recuperar as condições de escoamento naturais, anteriores à urbanização.

A ideia básica é reduzir os impactos da urbanização nos sistemas de drenagem, priorizando a infiltração e o armazenamento das águas da chuva, para evitar inundações na região.

Mas qual a melhora que podemos esperar se utilizarmos essas técnicas?

No âmbito do projeto FINEP – Manejo de Águas Pluviais, foi estudado na UFRJ a comparação entre um projeto de um loteamento com um sistema de drenagem clássico e outros onde foram utilizadas diversas técnicas de desenvolvimento de baixo impacto. A pesquisa já gerou artigo, que foi apresentado no Sustainable City 2012, e serviu de subsidio para a dissertação de mestrado da Engenheira Juliana Martins Bahiense.

Inicialmente, foi elaborado um projeto de loteamento para uma área não urbanizada, localizada no município de Guaratiba (RJ), respeitando-se as exigências técnicas e a legislação local.

BBB

Foi projetado um sistema de drenagem convencional para a área loteada, utilizado como cenário-base de comparação entre as diversas alternativas propostas. Em seguida, considerando o conceito de desenvolvimento de baixo impacto, este sistema foi facilmente adaptado para a aplicação de técnicas compensatórias em drenagem urbana e ambos os cenários foram comparados através da modelagem matemática.

aaa

 

Com os resultados, foi possível observar que o cenário baseado no conceito LID jogou no sistema de drenagem publico uma vazão até 47% menor do que no cenário com drenagem convencional.

sdasdsd

Assim, reduzindo a vazão na saída do loteamento, reduzimos a vazão nas galerias de drenagem e/ou rios que drenam a região do loteamento, o que diminui o risco de inundações nessa região.

Claro que não adianta que apenas um loteamento adote medidas para diminuir os impactos sobre o sistema de drenagem. É preciso que essas medidas sejam adotadas ao longo de todas as áreas urbanas que margeiam esse rio, ou seja, em toda a bacia hidrográfica.

_____________

Fonte da imagem de capa: http://www.rio.rj.gov.br/

 

 

Postagens Recomendadas
Mostrando 4 comentários

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.