No post “Prata da Casa” apresentamos o ModCel, Modelo de Células de Escoamento para cálculo de cheias em planícies de inundação, uma ferramenta de modelagem hidrodinâmica de corpos hídricos desenvolvida no Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE/UFRJ e que serve se subsidio para vários projetos desenvolvidos pela AquaFluxus.
Como explicado no post ModCel é um modelo Quasi-2D desenvolvido em cima da premissa de que uma região pode ser modelada em células (ou compartimentos) homogêneas e a ligação destas células pode ser representada através de relações hidráulicas capazes que simulam a troca de vazões entre elas. A ideia por trás do MODCEL tem origem na década de 60, quando o primeiro modelo matemático bidimensional relevante que usa o conceito de dividir o espaço em células, foi construído para o delta do rio Mekong pela Societé Grenobloise d’Etudes et Applications Hydrauliques (SOGREAH), a pedido da UNESCO, para estudar as fortes cheias que assolam a região onde habitam cerca de dez milhões de cambojanos e vietnamitas.
Recentemente em uma parceria do LHC, da AquaFluxus e da Empresa Júnior de Engenharia da UFRJ foi desenvolvido uma nova interface para o Modelo de Células de Escoamento capas de facilitar o processo de modelagem e agilizar o desenvolvimento dos projetos que utilizam essa ferramenta.
Agora com o auxílio da interface é possível desenhar as células de inundação com auxílio de ferramentas CAD e/ou GIS e exportar o desenho para dentro do modelo em formato de arquivo shapefile.
A nova interface auxilia também na interpretação dos resultados permitindo o uso desenvolvimento de mapas de inundação e animações representativas da passagem da cheia pela região modelada, como observado abaixo.
Para saber mais sobre a modelos hidrodinâmicos leia o nosso e-book Modelagem de Sistemas Hídricos.