Em tempos de “Crise Hídrica” ouvimos na TV ou lemos nos portais de noticias o parecer de um especialista sobre o assunto. Esse especialista geralmente é um professor de hidrologia. Mas o que é hidrologia?
Segundo o United States Federal Council of Science and Technology Committee for Scientifc Hidrology, Hidrologia é a ciência que trata da água, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações com o meio ambiente, incluindo suas relações com a vida.
É uma ciência de extrema importância para o entendimento da formação de rios, lagos e oceanos existentes na superfície terrestre. Apesar dessa importância é uma ciência relativamente jovem e praticamente teve seu maior impulso de desenvolvimento no século XX, devido à necessidade das grandes obras hidráulicas.
Por ser uma ciência ampla, o escopo de pesquisa da hidrologia abrange diversas sub-áreas mais específicas, como por exemplo:
- Hidrometeorologia: trata da água na atmosfera;
- Limnologia: estuda os lagos e reservatórios;
- Potamologia: estuda os rios;
- Oceanografia: estuda os oceanos;
- Hidrogeologia: estudas as águas subterrâneas;
- Glaciologia: trata da ocorrência de neve/gelo na natureza.
- Hidrologia Aplicada: Aplicação das teorias e dados hidrológicos na solução de problemas reais de engenharia.
Num tempo em que os recursos hídricos, principalmente de água doce, estão ficando cada vez mais disputados, a hidrologia torna-se uma ciência de grande importância para o ser humano. Por isso não é de se estranhar que tantos “hidrólogos” estejam dando entrevistas nos meios de comunicação!