Podemos medir o deslocamento de um percurso em quilômetros, pensando assim poderíamos dizer que o trajeto do centro de Niterói até o centro do Rio de Janeiro tem cerca de 20 quilômetros. Mas isso não ajuda muito já que você pode fazer esse caminho em 20 minutos, durante a noite, ou em mais de 1 hora e meia no transito da manhã.
Da mesma maneira quando tentamos definir os parâmetros de um rio e de sua bacia hidrográfica (não sabe o que é uma bacia hidrográfica? Clique aqui e descubra ) tão importante quanto definir o comprimento do rio e área da bacia hidrográfica é saber o Tempo de Concentração da Bacia desse rio.
Segundo o “Bureau of Reclamation of U.S.A ” , tempo de concentração (Tc) é o tempo necessário para que toda a área da bacia contribua para o escoamento superficial na secção de saída.
Ou seja, o tempo de concentração é o tempo que leva para que a água que choveu no ponto da bacia hidrográfica mais distante da foz possa chegar lá.
Temos que saber o tempo de concentração de uma bacia hidrográfica já que para chuvas que durem menos que o tempo de concentração o volume de água que caiu na região mais distante vai chegar à foz depois do que o volume que caiu na região mais próxima à foz já tenha escoado. Para chuvas com duração iguais ou maiores que o tempo de concentração da bacia, quando o volume que caiu na região mais distantes chegar à foz, ele vai se somar com o volume que acabou de cair nas regiões mais próximas, causando uma cheia maior do que a de uma chuva mais curta.
Por isso quando fazemos um projeto da calha de um rio, ou queremos definir os níveis máximos que esse rio atinge para um determinado risco, sempre consideramos uma chuva com duração superior a do tempo de concentração da bacia desse rio.
Definição super clara e com as imagens nos facilita ainda mais a interpretação. SHOW!
EXCELENTE MATERIA !
Acho que essa definição é a mais clara para entendimento dos menos esclarecidos no assunto.