Hidrograma é a definição dada ao gráfico que relaciona a vazão de uma dada bacia hidrográfica ao tempo. A relação entre a precipitação (quanto, como e onde choveu) e a vazão é uma interação de todos os componentes do Ciclo Hidrológico que existem entre a ocorrência da precipitação e a vazão produzida na bacia hidrográfica.
Costuma-se representar um hidrograma em escala gráfica, colocando no eixo das abscissas o tempo, e no eixo das ordenadas o valor correspondente de vazão.
Os principais fatores que influenciam a forma do hidrograma são:
- Área da bacia hidrográfica: A área da bacia hidrográfica define a potencialidade hídrica da mesma.
Bacias hidrográficas maiores normalmente apresentam hidrogramas com vazões maiores que bacias hidrográficas menores, para um mesmo evento de chuva.
- Relevo, densidade de drenagem, declividade do rio/bacia hidrográfica e forma: Bacias hidrográfica íngremes e com boa drenagem têm hidrogramas mais “rápidos”, geralmente com pouco escoamento de base. Bacias hidrográficas muito planas, com grandes áreas de extravasamento, tendem a amortecer o escoamento e reduzindo o pico das vazões.Quanto à forma, pode-se dizer que bacias hidrográficas com forma aproximadamente circular antecipam o pico das cheias e, normalmente, as vazões de pico são maiores que em bacias de forma alongadas.
- Condições de superfície do solo e constituição geológica do subsolo: Cobertura vegetal – tende a retardar o escoamento e aumentar as perdas por interceptação e evapotranspiração. Sua substituição por superfícies impermeáveis diminui consideravelmente a infiltração no solo, podendo agravar os problemas com cheias.Constituição geológica do subsolo – em regiões em que o solo é pouco profundo, existe uma baixa capacidade de armazenamento de água no solo e os hidrogramas apresentam picos rápidos e vazões mais elevadas, que em regiões onde a constituição geológica permite armazenar grande quantidade de água no solo.
- Modificações artificiais no rio: Quando são realizadas obras de canalização, geralmente o pico das vazões e a velocidade de escoamento é aumentada.No caso da construção de reservatórios para a regularização de vazões, amortecimento de ondas de cheias, entre outros fins, o pico das vazões é amortecido, e a velocidade do escoamento é reduzida.
- Característica da precipitação: Um hidrograma típico produzido por uma chuva intensa apresenta uma curva com um pico único. Um hidrograma pode apresentar picos múltiplos se houver variações abruptas na intensidade da chuva, uma sequência de chuvas intensas ou uma recessão anormal do escoamento subterrâneo.
Outros posts sobre hidrologia:
- Que é Hidrologia?
- Ciclo Hidrológico
- O que é uma Bacia Hidrográfica?
- A Hidrologia e suas Aplicações
- Identidade Pluviométrica da ANA: Uma Forma Ágil para Caracterizar Regimes Hidrológicos.
- 5 Páginas para Obter Informações Hidrológicas
- “Chove Chuva, Chove Sem Parar…”
- Modelos Hidrológicos