Em Julho deste ano, a Jornada Mundial da Juventude representou um momento único e lindo para a cidade do Rio de Janeiro. Mas, infelizmente, também foi marcada por um vergonhoso problema estrutural. O Campus Fidei, local construído para ser palco de celebrações da JMJ, foi inutilizado por problemas de drenagem. Agora é a vez do Rock in Rio 2013. O evento está sendo o maior sucesso! Shows incríveis, filas menores e transporte melhor, porém o esgotamento sanitário continua precário.
No Rock in Rio de 2011, as cabines químicas, utilizadas com freqüência em grandes eventos como shows e carnavais, foram trocados por banheiros fixos. Situação que, particularmente, achei um avanço, pois com a disponibilidade de água, a higiene começaria a ser feita de maneira melhor. Mas o que parecia uma maravilha, não foi bem o que aconteceu. As instalações e a rede de esgoto foram subdimensionada e o volume excessivo resultou em vazamentos e entupimentos, espalhando a nojeira por banheiros e proximidades.
Neste ano, o mesmo problema volta à tona. Nos dois primeiros dias do festival, foram encontrados alguns focos de esgotos pelo pátio do evento. As poças que surgiram entre o Palco Sunset e a lanchonete Bob’s, no dia 13, e perto da roda-gigante, no dia 14, trouxeram transtornos aos que passavam pelo local. Além do mau cheiro, os visitantes tinham que encarar poças que se alastraram pelo piso até atingir a grama sintética. Para piorar a situação, um dos vazamentos foi encontrado nos fundos da lanchonete Bob’s, onde estavam estocados os galões de bebidas que seriam vendidas. Mas, segundo notícias, o esgoto não atingiu o estoque (Ufaaa!!!).
A administração do Rock in Rio justificou o primeiro incidente, dizendo que foi um problema “pontual” ocasionado por defeito em uma bomba que drena os esgotos. No dia seguinte, novamente uma bomba falhou e os organizadores tiveram que resolver de outra maneira o problema. Dessa vez, caminhões de sucção foram utilizados para auxiliar a drenagem.
Fiscais da Vigilância Sanitária já atuaram cerca de 20 vezes a organização deste RIR. A maioria das vezes, por falhas em itens ligados à higiene. Nessa semana, uma juíza também encrencou com diversas irregularidades, resultando no burburinho que o festival seria cancelado. Mas tudo foi resolvido e o evento continua animando as multidões.
Para os leitores que forem no RIR nos próximos dias, fica a dica de tomar cuidado com as poças e o mau cheiro do gramado, pode ser água contaminada.
Vamos torcer para que no próximo festival, marcado para 2015, essas e outras questões sejam resolvidas, promovendo um sucesso ainda maior.
Bom Rock in Rio para todos!!!
______________
Fonte da imagem de capa: http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com